Zona 30

Com canteiro de obras montado, 'nova' rua Goiás já agrada pedestres

Projeto prevê calçadas maiores e um espaço reservado para eventuais barracas de feirantes

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/03/2024 às 12:26.
Canteiro de obras montada na rua Goiás, no Centro de BH (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Canteiro de obras montada na rua Goiás, no Centro de BH (Valéria Marques/Hoje em Dia)

As obras de intervenções que prometem repaginar a rua Goiás, no trecho atrás da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro, começaram e já agrada quem passou pelo local na manhã desta quinta-feira (21) e encontrou o canteiro de obras.

As principais mudanças no quarteirão entre a rua da Bahia e a Praça Afonso Arinos incluem ampliação de calçadas, implantação de travessia de pedestres elevada e reorganização de vagas de estacionamento.

O projeto também vai instalar no endereço uma Zona 30, iniciativa que reduz a velocidade dos veículos a no máximo 30 km/h. O objetivo é diminuir os riscos de acidentes e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas. 

"É muito positivo para a sociedade, e principalmente para o pedestre. A ideia de transitar a 30 km/h traz mais segurança e proporciona o ambiente mais aprazível para quem passa pelo local. Será mais qualidade de vida", afirmou a artista plástica Andrea Procópio, de 31 anos. 

Já a professora Jaqueline Oliveira, 51, argumenta que será um período de avaliação. "Vamo ver como será, se irá dar uma repaginada na região. Mas se for para melhorar, que seja feita. Melhoria a gente acolhe, mas tem que analisar direitinho", falou.

As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte - Centro de Todo Mundo, melhorando a acessibilidade e as opções de mobilidade para a população. 

Espaço para o pedestre

O projeto prevê calçadas maiores e um espaço reservado para eventuais barracas de feirantes. O espaço público será compartilhado por quem está a pé, ciclistas e motoristas.

As novas calçadas irão contemplar os requisitos de acessibilidade universal, tornando o trecho mais inclusivo para pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e bicicletas.

A velocidade máxima de 30 km/h vai reduzir ruídos, a poluição do ar e o estresse relacionado ao trânsito, melhorando a qualidade de vida dos moradores. 

As Zonas 30 são intervenções que transformam as vias em espaços de convivência. O projeto inclui uma revisão do desenho da rua e já foi adotado em outras regiões de BH, como os bairros Confisco e Cachoeirinha. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por