32 mortes e 100 mil casos

Com números alarmantes, Minas tem Dia D contra a dengue neste sábado

Ações serão para combater o mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya e zika, em mais de 500 cidades

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/02/2024 às 18:26.Atualizado em 23/02/2024 às 21:01.

Com 32 mortes registradas, quase 100 mil casos confirmados de dengue e um dia após registrar o primeiro óbito por chingungunya, Minas terá um dia para conscientizar a população dos riscos causados pelo mosquito Aedes aegypti. Mais de 500 cidades estão confirmadas no Dia D, neste sábado (24) quando serão realizadas diversas ações e uma força-tarefa em todas as regiões do Estado.

Na quinta-feira (22), Minas recebeu as primeiras doses da vacina contra dengue, que irá imunizar, nesta primeira leva, crianças de 10 e 11 anos nas 22 cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para receber o imunizante. Em algumas a vacinação já começou. A capital Belo Horizonte ainda não tem data para iniciar os trabalhos junto ao público infantil.

Até quinta-feira, 84 cidades já haviam decretado situação de emergência em saúde pública devido ao aumento no número de mortes e casos de dengue.

Dia D

O governo estadual informou que, até a manhã desta sexta-feira (23), 519 das 853 das cidades aderiram ao movimento, que tem previsão de diversas ações de mobilização que buscam orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

Serão realizadas previstas blitze educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão.

Em Belo Horizonte, as ações de prevenção serão realizadas nas nove regionais da cidade, com intensificação das vistorias dos agentes de combate a endemias em imóveis, para verificar as condições dos ambientes e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Confira dicas para evitar possíveis focos do Aedes aegypti:

  • Retirar os pratinhos das plantas;
  • Manter a caixa d’água bem fechada;
  • Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
  • Lavar bem as vasilhas dos pets;
  • Limpar telhas e calhas para não acumular água;
  • Virar garrafas e potes vazios;
  • Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
  • Conferir o quintal em busca de água parada;
  • Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
  • Limpar a piscina e tratar com cloro.

Leia mais:
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por