Reforma

Com obras em trecho finalizadas, metrô de BH volta a operar com horários habituais neste domingo

Revitalização estava prevista para terminar na madrugada de domingo para segunda-feira, mas foi finalizada na noite deste sábado (20)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
21/07/2024 às 10:38.
Atualizado em 21/07/2024 às 10:40

Obras realizadas no trecho permanente entre as estações Santa Efigênia e Central ficaram prontas antes do prazo (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

O metrô de Belo Horizonte voltou a operar com horários e intervalos habituais neste domingo (21), um dia antes do previsto pela concessionária que administra o modal. As obras realizadas no trecho permanente entre as estações Santa Efigênia e Central ficaram prontas antes do prazo.

As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.

A revitalização estava prevista para terminar na madrugada de domingo para segunda-feira, mas foi finalizada na noite de sábado (20). Foram substituídos 300 metros de via permanente em curva, numa operação que ocorreu durante oito dias, ininterruptamente. 

De acordo com a concessionária, o trecho era tido como um dos mais complexos durante as obras, por estar confinado entre a via do Metrô e a via do trem de carga. Houve substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e do lastro (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes. Os benefícios para o usuário são mais segurança, mais conforto na viagem (menos trepidação, e ruído) e a possibilidade do aumento de velocidade dos trens, após a finalização da revitalização em toda a linha 1. 

Cronograma das obras no metrô de BH

A revitalização da via permanente do metrô de BH teve início em novembro do ano passado. Em março deste ano, a concessionária concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Calafate. A previsão no Contrato de Concessão para a conclusão de revitalização da via permanente é de março de 2027.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por