A chuva que vem castigando Belo Horizonte nos últimos dias, e que segue nesta quinta-feira (30), deixa os belo-horizontinos em alerta e coloca a capital mineira sob risco geológico moderado. Segundo a Defesa Civil municipal, em virtude do volume de água previsto para cair nos próximos dias, a vigência do comunicado segue até segunda-feira (3).
Diante deste cenário, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Veja as recomendações:
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
Sinais de que deslizamentos podem ocorrer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
Tempestade
E a previsão acende ainda mais o alerta. Isso porque a capital mineira pode receber volume entre 50 a 70 milímetros até às 8h de sexta-feira (31), véspera de Ano Novo. Também de acordo com a Defesa Civil, as pancadas de chuva podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.
Emissão de alertas
Os belo-horizontinos podem receber alertas de riscos de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência e o serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.