Com serviços on-line, portal lançado pelo governo do Estado facilitará dia a dia do produtor rural

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
16/05/2017 às 19:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:35

Produtores rurais mineiros terão acesso facilitado a serviços oferecidos pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Em comemoração aos 25 anos do órgão, foi lançado, ontem, o Portal do Produtor, iniciativa que irá gerar economia de tempo e dinheiro para o setor. O governador Fernando Pimentel participou da solenidade, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

A plataforma permitirá que cerca de 330 mil produtores rurais tenham acesso a pelo menos dez tipos de serviços on-line, evitando o deslocamento até uma unidade do IMA, desburocratizando e agilizando os trâmites do dia a dia. Para se ter uma ideia, são solicitadas, por ano, cerca de 1,3 milhão de Guias de Transporte Animal (GTA), que passarão a ser emitidas de forma eletrônica.

330 mil produtores rurais serão beneficiados com o portal lançado ontem pelo IMA; acesso já está disponível

Um dos beneficiados com a acessibilidade é Sérgio Rates, que recebeu o primeiro certificado de acesso do portal. Em estrada de terra, o produtor rural percorria 160 quilômetros até a sede mais próxima do instituto, em Januária, no Norte de Minas, para tirar uma GTA.

“Brinquei com ele: ‘andava. Agora acabou. Agora você tira a guia sem sair da sua propriedade, por via digital’. E assim, aos poucos, vamos estender todos os serviços possíveis aos produtores rurais pela via digital”, destacou Pimentel.

Economia

Sérgio Rates, que atua na área de silo pastoril e administra 800 cabeças de gado, comemorou a novidade. Segundo ele, o serviço on-line vai gerar uma economia de até R$ 5 mil por mês, já que deixará de fazer os deslocamentos para conseguir as GTAs. “Vai facilitar muito. Um dos problemas mais sérios é o deslocamento, que é muito grande. São várias idas até a sede para tirar um atestado”.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o lançamento do portal reforça a preocupação do órgão em desenvolver ferramentas que possam melhorar a vida dos produtores rurais.

“A gente comemora não somente olhando para trás, vendo a reputação do IMA e a seriedade, mas também olhando para a frente, lançando um portal que vai trazer enormes facilidades, colocando o IMA na vanguarda do sistema de defesa sanitário do Brasil”, afirmou.

O governador Pimentel ainda destacou o trabalhos desses mineiros mesmo diante de um cenário de crise. “As dificuldades, o mau tempo, as tempestades, não nos assustam. Minas tem esse sentimento de permanência, de serenidade, e esse sentimento é muito importante para todos os brasileiros nesse momento porque, independentemente do mau tempo, nós temos que continuar trabalhando. Os produtores rurais talvez sejam os mineiros que melhor saibam disso”.

Site disponibiliza emissão de documentos diversos

Por meio do Portal do Produtor Rural e de forma integrada ao Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), será possível ter acesso fácil e rápido não só à emissão de GTA, exigida nacionalmente.<CW6> O usuário da plataforma também poderá acessar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para recolhimento de taxas, consulta e impressão de segunda via de GTA, validação de autenticidade desses documentos e declaração de vacinação contra febre aftosa, além de ajuste de rebanhos.

Com o novo portal, os produtores pagarão somente as taxas inerentes à emissão dos documentos. Em breve, eles também contarão com serviços como a requisição de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e confirmação do recebimento de animais.

A obtenção, via portal, da nota fiscal de venda de animais, que acompanha as GTAs, é outro diferencial do novo serviço. Atualmente, é necessário que o produtor se dirija a uma unidade da administração fazendária ou acesse o sistema da Secretaria de Estado de Fazenda para obter a nota fiscal. Pelo portal, o acesso será em um único local.

Passo a passo

O portal deverá ser acessado no site do IMA, no endereço ima.mg.gov.br, a partir de hoje.

Para utilizá-lo, será necessário que o produtor se cadastre pessoalmente no instituto, quando obterá uma senha pessoal e intransferível de acesso. Para solicitar a inscrição, ele deverá apresentar original e cópia da carteira de identidade e CPF, assim como do comprovante de endereço.

25 anos

Referência nacional, o IMA é responsável por exercer em Minas a defesa sanitária animal e vegetal, inspeção, certificação de produtos agropecuários e o apoio à agroindústria familiar de pequeno porte, além de desenvolver uma série de ações educativas voltadas para o produtor e o trabalhador rural e estudante.

“O IMA está presente na vida dos produtores rurais sob a atuação na prevenção e monitoramento de doenças animais e vegetais, garantindo que o Estado tenha conquistas importantes. Conquistas estas que garantem a exportação dos nossos produtos, gerando renda e emprego para os nossos produtores”, disse o diretor-geral do instituto, Marcílio de Sousa Magalhães.

Durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o IMA, a Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig), o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas de Minas Gerais (Sinpamig) e o Fundo Privado de Emergência Sanitária para Avicultura do Estado de Minas Gerais (Funamig). Com isso, o IMA receberá dessas instituições um equipamento que realiza pré-exames e direciona ação de contenção da doença até a confirmação do diagnóstico. Em contrapartida, deverá modernizar o monitoramento da gripe aviária em seus laboratórios.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por