(Amadeu Barbosa/Hoje em Dia)
O incêndio que atinge o Parque Nacional Serra do Cipó, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já consumiu 700 hectares no interior do Parque e 300 hectares na área externa - o que equivale a mil campos de futebol. O Corpo de Bombeiros trabalhou no combate às chamas nesta sexta-feira (13) e deve retomar os trabalhos neste sábado (14). O incêndio começou na quarta-feira (11) e foi descoberto pelo sistema de monitoramento do Previncêndio do Governo de Minas, na base de Curvelo, na região do Estado.
De acordo com o Sistema Estadual Meio Ambiente (Sisema), a área atingida é conhecida como Parque da Lagoa Dourada. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu o Pico de Montes Claros, parte mais alta da serra, que chega a 1.700 metros de altitude. Ao todo, 27 brigadistas do ICMBio, 14 voluntários da região e 10 bombeiros trabalham no controle das chamas. Um helicóptero da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), e outros dois dos bombeiros e da Polícia Civil auxiliam no controle do incêndio. Além disso, um caminhão para apoio de solo e quatro caminhonetes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) também ajudam as equipes de combate.
A previsão é que os trabalhos terminem até as 10h deste sábado, já que o incêndio está sob controle. Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informaram que eles conseguiram reduzir a área atingida para aproximadamente um quilômetro de extensão. Dois air-tractor e um caminhão pipa do ICMbio devem integrar o grupo que atua no local.
Segundo os bombeiros, ainda não é possível dizer o que teria provocado o fogo, mas eles trabalham com a hipótese de que possa ter começado em propriedades particulares rurais de Jaboticatubas e, em seguida, se espalhado pela Serra.