Os trabalhos para transformar o Teatro Francisco Nunes em um dos mais modernos palcos de Minas já começaram. Várias intervenções, orçadas em R$ 10 milhões, serão feitas na charmosa casa de espetáculos que fica no Parque Municipal, em Belo Horizonte.
A previsão é a de que o espaço seja reinaugurado até janeiro de 2014. Serão reformados a caixa cênica, os sistemas de som e iluminação, a sala de aquecimento para artistas e camarins, bilheteria, banheiros, lanchonete e cozinha. Serão trocadas as cadeiras e o sistema de ar-condicionado. Além disso, o teatro terá novo tratamento acústico, segundo a Fundação Municipal de Cultura.
O jardim lateral também será revitalizado, além de serem abertas salas para administração. A reforma é resultado de uma parceria entre a Unimed-BH e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
A ação faz parte do Programa Adote um Bem Cultural, criado pela PBH, por meio da Fundação de Cultura. O objetivo do projeto é incentivar a parceria entre o poder público e a iniciativa privada na restauração, conservação e promoção dos bens culturais sob proteção municipal.
Retorno
“Será um período criterioso de restauração, mas a expectativa é grande para a reabertura do ‘Chico Nunes’. A volta dele na cidade, depois de tantos anos, significa uma aposta da fundação nas artes cênicas, teatrais, na dança e na música”, disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira.
O Teatro Francisco Nunes está fechado desde abril de 2009, em função de danos estruturais. Para o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas, a parceria reforça o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento da cidade, que vai além da sua atuação no setor de saúde.
“Ao todo, a Unimed vai investir R$10 milhões no espaço. A restauração do Teatro Francisco Nunes devolverá a BH um de seus cartões-postais e um espaço dos mais significativos para a cultura na cidade. Para nós, é motivo de orgulho contribuir com o resgate dessa importante parte da nossa história”, afirmou.
Leia mais na Edição Digital do Hoje em Dia.