Começam as obras de demolição do viaduto Batalha dos Guararapes

Sara Lira - Hoje em Dia
07/07/2014 às 09:47.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:17
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

Operários e funcionários da Defesa Civil iniciaram oficialmente às 9h34 desta segunda-feira (07) as obras de demolição do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou na última quinta-feira (03), na avenida Pedro I, entre as regiões Norte e Pampulha de Belo Horizonte. As obras vão seccionar o viaduto para retirá-lo em partes. Retroescavadeiras já retiram alguns escombros e entulhos ao redor do viaduto. O prazo para término dos trabalhos é de 24 a 48 horas, com trabalhos diários das 8 às 22 horas.

Segundo o coronel Alexandre Lucas Alves, coordenador municipal de Defesa Civil, estão sendo estabecidas as medidas de segurança para o início dos trabalhos de demolição. Dentre essas medidas estão a presença de uma equipe da Defesa Civil no condomínio Antares, residencial vizinho ao viaduto.

Também está sendo estabelecido o perímetro adequado pra segurança e verificação topográfica a cada meia hora do viaduto ao lado. Em qualquer alteração na estrutura do outro elevado ou dos prédios do Antares, os trabalhos serão parados e os fatos analisados. "Vamos fazer tudo com muito cuidado. Não estamos com pressa, nosso foco é fazer tudo de forma segura", afirma Alexandre Alves.

De acordo com a assessoria da Defesa Civil, são utilizados 4 rompedores hidráulicos, 2 caminhões-pipa para umidecer o local e evitar que sejam espalhadas partículas de poeira e concreto, uma escavadeira e vários tratores.

Acordo entre moradores e Defesa Civil

Moradores dos condomínios Antares e Savana, ambos localizados a poucos metros do viaduto Batalha dos Guararapes, assinaram, na manhã desta segunda-feira (7) um termo de compromisso junto à Defesa Civil, garantindo acesso ao local dentro dos limites de segurança e, também, informações sobre as etapas da obra de demolição do viaduto. 

A Defesa Civil se comprometeu, ainda, a continuar os serviços de monitoramento dos apartamentos de cada condomínio, visando garantir que a segurança dos moradores continue preservada.

Primeira etapa da demolição chega à metade

Os trabalhos de demolição em uma das alças do viaduto que desabou na avenida Pedro I seguem dentro da normalidade,  de acordo com informações do presidente do Ibape Frederico Correa. Segundo ele, dos 77 metros de extensão do elevado, cerca de 30 serão demolidos nesta primeira etapa dos trabalhos para a liberação da via. Aproximadamente 50% desta parte da estrutura ja foi demolida até o momento. 

Porém,  os escombros com restos de concreto e armações de ferro ainda permanecem na pista para ser retirados. O material é cortado por meio de maçaricos e depois removido por uma retroescavadeira. Existem quatro pontos de medição. Três no viaduto que veio abaixo e um na outra alça. Não foram detectados nenhum abalo significativo até o momento, segundo o Ibape.

Atualizado às 15h50

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por