sorteios e brindes

Comerciantes apostam em promoções para alavancar vendas no Dia das Mães

Luciane Amaral
lamaral@hojeemdia.com.br
29/04/2022 às 07:43.
Atualizado em 29/04/2022 às 07:44
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Para os comerciantes, o ano tem dois “natais”: o tradicional, em dezembro, e o Dia das Mães, segunda melhor data de faturamento dos lojistas. 

E de olho no dinheiro extra da liberação de novos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada e no apelo emotivo de homenagear as mães, comerciantes já preparam promoções e estão otimistas.  

Segundo o coordenador do curso de Administração do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), a liberação de R$ 1 mil do FGTS deve dar mesmo um alívio no bolso das pessoas.  Quem está mais apertado deve usar o dinheiro para quitar dívidas ou contas que não foram pagas no passado. E quem estiver em uma situação mais tranquila pode usar o dinheiro para fazer um agrado para as mães. “Isso deve gerar um impacto de demanda no mercado, mas nada muito grande.” - avalia o professor.

Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem fazer realizar pelo menos uma compra no período — índice inferior aos 77% observados em 2021, quando os indicadores da pandemia estavam em alta.

Segundo a pesquisa, em números absolutos, a estimativa é de que, aproximadamente, 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém neste ano, o que deve movimentar cerca de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

No país, ainda de acordo com a CNDL, diante de um cenário econômico incerto e da alta da inflação, 80% dos entrevistados avaliam que os preços dos produtos estão mais caros neste ano. E 17% dos consumidores declararam que pretendem comprar menos do que em 2021.

Segundo o professor do IBMEC, o país deve registrar um crescimento econômico tímido em 2022, impactado pelo custo nas cadeias produtivas que estão com problemas de abastecimento.

Com o tempo, avalia o especialista, isso deve arrefecer, mas, para este ano, a previsão ainda  é de uma inflação acima de 7%, o que ainda é muita coisa. “A gente está em ano eleitoral e, aqui no Brasil, isso tem um impacto particularmente pronunciado. Isso é uma sinalização de como as coisas vão ficar aqui na base. Então, não precisamos esperar muita coisa em termos de melhoria neste ano, não” - avalia Coutinho.

Em BH, de acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), a maior parte dos consumidores (78,6%) deve optar pelo pagamento à vista. E quem pretende se endividar vai optar por parcelar as compras em até duas vezes. 52,1% dos entrevistados afirmam que vão buscar os presentes em lojas físicas.

Ainda de acordo com a CDL/BH, o percentual de consumidores que pretendem presentear as mães é menor do que o índice nacional (68%), mas eles devem gastar mais com as mães neste ano. O valor do ticket médio deve ser de R$126,61 -  valor 21,1% maior em relação ao ano de 2021. Roupas, calçados e perfumaria lideram a lista de compras. 
 
Mercado de luxo e promoções em shoppings

“Vai vender bem quem tiver preço melhor e fizer promoção”. A avaliação é do superintendente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers de Minas Gerais (Aloshoppping), Alexandre Dolabella.

Segundo o empresário explica que o comportamento do mercado está muito “estranho”. “Numa semana vai bem, na outra vai mal, fruto da alta de juros que impacta o varejo e da alta da inflação”, explica Dolabella.

Só os segmentos de luxo é que estão vendendo mais, porque são os consumidores menos impactados pelo atual cenário econômico do país. “Eles não sentem o impacto da inflação da mesma forma que pessoas com poder aquisitivo mais baixo, que têm os salários corroídos.” - avalia o superintendente da associação. 

E o resultado da perda do poder de compra impacta diretamente as vendas. Por isso, segundo a Aloshopping, lojistas de shopping centers apostam pesado em promoções, principalmente de produtos mais baratos. “Quem não tiver preço bom não vai conseguir vender. A conta não fecha, o consumidor não vai conseguir comprar” - afirma Alexandre.

Sobre a expectativa de vendas, ele afirma que este deve ser um ano difícil para o varejo. E que diante dos resultados de 2020 e 2021, com as restrições impostas pela pandemia, fica até difícil estimar qualquer projeção de crescimento. De acordo com a avaliação de Alexandre Dolabella, se as vendas neste ano empatarem com as de 2019 (antes da pandemia) já será motivo de comemoração.

O cliente do shopping está disposto a gastar mais. Dolabella explica que ele passa mais tempo nos centros de compras e acaba comprando mais. E outro fator é o marketing agressivo que tem um grande apelo sobre o consumidor.

Segundo o superintendente,o ticket médio deve ser maior do que o do comércio em geral, chegando a R$ 140, contra os R$ 126,71, estimados pela CDL. “Como o consumidor fica mais tempo no shopping, ele acaba gastando mais. E  é uma venda por impulso, estimulada pelo marketing mais agressivo, com sorteios de carros e distribuição de brindes.“

Veja as promoções dos shoppings para este Dia das Mães

BH Shopping
De 28 de abril a 8 de maio, nas compras a partir de R$550, os clientes ganham um kit exclusivo de camiseta + viseira LIVE!. Os participantes da promoção recebem ainda um número da sorte para concorrer a um Jeep Compass T270.

Diamond Mall 
A partir de 28/4, nas compras acima de R$ 550, os clientes ganham uma bolsa Maria Filó e um número da sorte para concorrer a um Mitsubishi Outlander Sport 4X4.

Pátio Savassi
A cada R$ 550 em compras, o cliente ganha um número da sorte para concorrer a um Novo Hyundai Creta 0 KM e a um bônus de 500 mil pontos no Clube de Relacionamento MultiVC. O shopping ainda conta com ação compre/ganhe que dará uma bolsa Track&Field para os participantes da promoção.

Minas Shopping
Até o dia 8 de maio, a cada R$ 400 em compras, os clientes vão ganhar um voucher para almoçar no restaurante Coco Bambu, com direito a um acompanhante. Na promoção, os participantes também vão concorrer a um jantar de gala exclusivo no restaurante. 

Shopping Cidade 
A partir do dia 28 de abril até 8 de maio, nas compras a partir de R$ 300 o cliente ganha um colar com um pingente de pérola ou de zircônia. Completando a programação, no dia 7, o shopping recebe 180 mamães para uma palestra sobre maternidade consciente e seus desafios

Shopping Del rey
Clientes que somarem R$ 250 em compras até o dia 17 de maio concorrem ao sorteio semanal de um Apple Watch, num total de 20 unidades.

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