Comerciantes comemoraram, nesta quinta-feira (19), a liberação do primeiro quarteirão fechado da rua Sapucaí, entre a avenida Assis Chateaubriand e a rua Tabaiares. As intervenções fazem parte da primeira etapa da requalificação da via.
Tapumes que cercavam o local foram retirados na quarta (18). Pedestres já podem passar pelo local e conferir como ficou parte da obra.
"Desde o início da obra a gente criou uma expectativa muito grande. Ficamos preocupados com o prazo, pois comércio fechado significa prejuízo. Mas, felizmente, o prazo foi cumprido e a obra entregue. Já dá pra ver pontos positivos, como a iluminação nova, dando um ar de segurança e conforto para os clientes e moradores aqui da região", disse o comerciante Alfredo Lanna, de 51 anos.
Já Nilton Junior, 47, conta que tem um comércio na Sapucaí há mais de 20 anos, e que amarga prejuízo com o fechamento da via, e aguarda novos tempos.
"O tapume foi retirado ontem, e ficamos felizes com o cumprimento do prazo. Agora, aos pouquinhos as coisas vão voltando ao normal, e com expectativa de melhora, pois a rua tá bonita, diferente, tá nova", enfatizou.
Segundo ele, ainda faltam intervenções. "Ainda teremos mais bancos, jardins, mas o principal para gente poder trabalhar já entregaram. Agora é fase de acabamento".
Conforme Henrique Castilho, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) de BH, a finalização dos trabalhos será feita em breve.
"Por lá, foi feita a pavimentação de um plano único entre os dois passeios, com nivelamento do piso em concreto armado e intertravado, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa. Ainda vamos executar o paisagismo e a instalação de bancos”, disse Castilho, em entrevista à rádio Itatiaia.
Obras na rua Sapucaí
As obras são supervisionadas pela Sudecap e a previsão de conclusão dos trabalhos é para o 1º semestre de 2025. Estão sendo investidos R$ 4,7 milhões pela PBH, provenientes dos Recursos Ordinários do Tesouro.
Os 600 metros de comprimento por 16m de largura da via, no trecho compreendido entre as avenidas Assis Chateaubriand e Contorno, receberão, dentre outras intervenções: a pavimentação de um plano único entre os dois passeios, com nivelamento do piso em concreto armado e intertravado e trechos em piso gramado, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa; a implantação de ciclovia bidirecional e passagem de pedestres; a adequação do sistema de drenagem; mobiliários de bancos e cestos coletores metálicos; arborização e paisagismo.
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)