Um dos maiores blocos do Carnaval de Belo Horizonte, criado há sete anos, o Baianas Ozadas é um dos mais esperados pelos foliões, que se enfeitam em estilo baiano, com vestes brancas, saias, turbantes e balangandãs. Este ano, o blocão vai homenagear a grandiosidade do Olodum e as mais de 600 mil pessoas que saíram atrás do trio em 2018, segundo a prefeitura, prometem repetir a animação. A concentração é nesta segunda-feira (4), às 9h da manhã, na avenida Afonso Pena, nº 871, no Centro. O início do desfile está previsto para às 10h30.
Também na segunda, o Havayanas Usadas promete arrastar outra multidão. O bloco é uma dissidência do tradicional Baianas Ozadas e também embala os foliões com ritmos de axé. Criado há dois anos e com um bateria formada por quase 200 integrantes, o bloco fará uma intervenção diferente em 2019: irá lembrar as tragédias de Brumadinho e Mariana. Já o tema é "Soy Loco por ti, Carnaval! Uma homenagem à América Latina". A concentração é às 9h da manhã, na avenida dos Andradas, nº 3.760, no bairro Pompeia, na região Leste da capital. O início do desfile está previsto para as 11h. Outros 51 blocos também desfilam na segunda. Confira aqui.
Transporte
Para chegar à concentração do Baianas Ozadas, o folião pode ir de metrô ou pegar um ônibus até o Centro da cidade. Mas, por causa das interdições, vale cosultar o Guia de Bolso para saber o ponto de desembarque. Caso escolha o metrô, as estações sugeridas são a Lagoinha e a Central. Depois de desembarcar, o folião pode seguir até a avenida Afonso Pena.
Caso opte pelo ônibus, basta consultar a linha do seu bairro, no Guia de Bolso, preparado pela PBH. Lembrando que as linhas do Move terão operação especial durante os dias de festa. Já as informações de última hora podem ser obtidas pelo twitter @OficialBHTRANS.
E para chegar à concentração do Havayanas Usadas, o folião pode contar com várias linhas de ônibus, entre elas 9032 (Granja de Freitas), 9101 (Alto Vera Cruz/São Bento) e 9202 (Pompeia/Jardim América). Os locais de embarque estão disponíveis no Guia de Bolso. Já outras opções de linha podem ser consultadas aqui.
Para circular na área central, a PBH disponibilizou 35 "Foliônibus", que vão rodar de forma gratuita até terça-feira, das 10h às 20h, nos trajetos abaixo:
Linha 1 (Av. do Contorno):
- Todos os pontos de ônibus da Avenida do Contorno
Linha 2 (Foliônibus Central):
- Av. Bias Fortes, 799
- Rua Curitiba, 1264
- Rua Curitiba, 1046
- Rua Curitiba, 620
- Rua Tupinambás, 2017
- Rua da Bahia, 2020
- Rua da Bahia, 2224
- Rua da Bahia, 2610
- Av. Bias Fortes, 161
O aplicativo SIU Mobile BH, disponível na App Store e no Google Play, também é uma ferramenta para o usuário do transporte coletivo.
Outra forma dos usuários se orientarem para o Carnaval é o aplicativo "Belo Horizonte Surpreendente", que traz informações sobre os blocos, dias de desfiles e, também, é possível acessar um link relativo às alterações no transporte coletivo.
De carro
A BHTrans fez uma parceria com o Google, que incluirá em seus mapas todas as mudanças e fechamentos no trânsito da cidade. Se você acessar o Google Maps ou o Waze, os aplicativos já indicarão como chegar nas áreas em que o trânsito estiver impedido. Lembrando que os estacionamentos rotativos estão liberados no Centro de BH. A recomendação é que os motoristas priorizem trafegar pela avenida do Contorno, que estará liberada para o trânsito em geral e transporte coletivo.
Ainda foram criados pontos de táxi em diversas vias fora dos bolsões de interdições da area central. Os pontos de táxi estarão sinalizados e os veículos seguirão rotas para sair com mais agilidade do Centro e do impacto dos blocos nas vias. Clique aqui e saiba mais sobre os desconto de 20%.
Durante os dias de folia, agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) vão reforçar o trabalho na região Central de BH.
Para quem precisar de atendimento médico
Para ir à Área Hospitalar, o indicado é utilizar a avenida do Contorno e o acesso pela rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar) ou pela avenida Francisco Sales. Esse trajeto estará livre para o trânsito, em ambos os sentidos da avenida do Contorno, e os agentes da BHTrans irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos.
* Fonte: PBH