Falta de água leva Copasa a convocar a população
Apelo por redução de 30% para evitar racionamento
O risco do racionamento de água assombrou os mineiros logo no início do ano. Janeiro é um dos meses de maior precipitação de chuva. Porém, nos primeiros 30 dias de 2015, as precipitações ficaram 70% abaixo da média histórica.
Os reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) estavam com um terço da capacidade. Só na Grande BH, 31 municípios estavam em situação crítica e 4,5 milhões de pessoas poderiam ser afetadas. Na lista, figuravam os mais populosos, como Belo Horizonte, Contagem e Betim. No interior, o quadro era considerado delicado em Campanário (Vale do Rio Doce), Urucânia (Zona da Mata) e Pará de Minas (central).
O temor era o de que medidas severas, como interrupções programadas no fornecimento e até multa a quem extrapolasse o limite estabelecido, entrassem em prática.
A Copasa encaminhou ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), responsável por gerenciar os recursos hídricos, um pedido formal para que fosse declarada situação crítica quanto à escassez em todo o Estado. A empresa também fez um apelo para que a população reduzisse o consumo em 30%.
Leia mais aqui.
Prefeitos mantêm esquema do ‘taxista fantasma’
Em série de reportagens exclusivas, o Hoje em Dia mostrou como funciona a engrenagem da farra de concessões irregulares de placas de táxi em cidades do interior de Minas.
Sem qualquer tipo de licitação pública, as chamadas placas vermelhas são distribuídas indiscriminadamente pelo prefeitos que, na maioria dos casos, atendem a critérios políticos.

Dessa forma, as cobiçadas concessões – que dão direito ao motoristas de comprar veículos zero quilômetro com desconto de até 28% – vão parar nas mãos de empresários, servidores públicos e políticos.
Esse expediente vem gerando prejuízo incalculável aos cofres públicos, além de criar um mercado paralelo das placas, que chegam a custar até R$ 200 mil.
Em ofensiva inédita, o Ministério Publico de Belo Horizonte determinou a realização de licitação em todo o Estado.
ATAQUE – Massacre na redação do jornal francês “Charlie Hebdo” em 7 de janeiro deste ano, no qual 12 pessoas foram assassinadas, foi orquestrado por terroristas islâmicos. Leia mais aqui
Primeiro Plano
DESPERDÍCIO – Os 4 projetos de mineração em MG que usam minerodutos para transportar minério de ferro contam com outorgas de captação de água suficientes para suprir uma cidade de 1,6 milhão de habitantes. Em geral, não há o reaproveitamento do líquido, que é descartado no mar. Leia mais aqui.
Horizontes
Almanaque
DAVID
Esportes
DESMANCHE – Bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, o Cruzeiro passou por um desmanche no início da temporada. O time de Marcelo Oliveira sofreu dois duros golpes. No dia 13, Ricardo Goulart fechou com o Guangzhou Evergrande, da China; 17 dias depois, Éverton Ribeiro anunciava sua ida para o Al Ahli, dos Emirados Árabes. Leia mais aqui.