Confirmação da 5ª morte por gripe suína no Sul de Minas é feita no último dia de vacinação

Margarida Hallacoc e Ana Clara Otoni
31/07/2012 às 16:02.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:59
 (Renato Cobucci/Arquivo)

(Renato Cobucci/Arquivo)

Foi confirmada por exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed), a quinta morte por H1N1 na região Sul de Minas. A vítima foi uma mulher de 55 anos, que ficou internada por três dias no hospital da cidade de Santa Rita do Sapucaí. A mulher morava com a família na cidade de Santa Rita, quando foi identificada com sintomas de uma gripe forte, ela foi transferida para um hospital no dia 21 de julho.

A paciente morreu três dias depois. A família afirma que a mulher não havia viajado, nem deixado a cidade nas últimas semanas, afastando possibilidade de um caso importado da doença no município. Com a morte dela, sobe para cinco o número de mortos com Gripe H1N1. A Secretaria de Estado de Saúde informou que não foi notificada da morte. No balanço da secretaria até agora foram constatadas no Estado 15 mortes, sendo 48 casos confirmados. Três mortes estão ainda sendo investigadas já que há suspeita de que as pessoas estivessem infectadas com a doença, conforme a SES. Além disso, 241 casos de pessoas com sintomas parecidos com os da gripe suína estão sendo apurados.

O anúncio de mais uma morte pela doença foi feito no dia em que termina o prazo da aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe suína. Ao todo, 147 postos de saúde de Belo Horizonte fizeram parte da campanha. As vacinas estarão disponíveis até esta terça-feira (31) para gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos.

Segundo a SMSA, neste ano, 384.673 pessoas foram imunizadas em BH, o que corresponde a 97% do público alvo. O teto estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 80%.  A vacina contra a gripe suína também é gratuita para pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, hipertensos, mas é preciso que haja indicação médica. As doses são encontradas em todas as unidades de saúde do Estado.

Outros casos

Uma mulher, também de 55 anos, natural de Cabo Verde, morreu em Poços de Caldas, no dia 7 de julho após 16 dias de internação. Um homem de 59 anos morreu, no dia 18 de junho, em Passos, onde ficou internado por sete dias. Uma adolescente de 15 anos, de São Gonçalo do Sapucaí, morreu, no dia 23 de junho. Além disso, uma estudante, de 16 anos, da cidade de Cachoeira de Minas, morreu no dia 5 de julho. As duas adolescentes ficaram internadas no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, no Sul de Minas.

A Gerência Regional de Saúde, de Pouso Alegre afirma que a situação está sob controle, mas é preciso tomar precauções. Medidas de higiene que reduzem a possibilidade de contágio são indicadas, já que a Influenza A é um vírus que circula pelo ar. A melhor maneira de se evitar a doença é lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenços descartáveis ao tossir e espirrar.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por