Confusão envolvendo vereador em unidade de saúde termina com morte de paciente no interior de Minas
Médicos e prefeitura afirmam que parlamentar invadiu o local e desestabilizou a equipe
Um paciente com arritmia cardíaca morreu após confusão envolvendo um vereador em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na última segunda-feira (3), em Felício dos Santos, na região Central de Minas. Profissionais da UBS afirmam que o parlamentar "invadiu" o espaço chamado de “Sala Vermelha”, onde o homem em estado grave era atendido.
O vereador é Wladimir Canuto (Avante), que está na Câmara Municipal desde 2017. Ele nega que tenha invavido o espaço. Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, o parlamentar teria dito à equipe médica que estava fiscalizando o serviço público devido à demora no atendimento dos moradores.
Wladimir Canuto disse que foi chamado para ir ao centro de saúde e chegou no local por volta das 16h30. Lá, segundo ele, pessoas aguardavam atendimento há horas. Ele contou que perguntou a uma funcionária os motivos da demora. A mulher teria informado que havia somente dois médicos na UBS.
Ainda conforme o BO da PM, o vereador teria seguido a funcionária, entrado na área de atendimento da unidade e dito que era “fiscal do município”. O vereador disse que viu um dos médicos mexendo no celular e foi procurar o segundo profissional.
Ele relata que abriu a porta da “Sala Vermelha” e perguntou quem era a médica. Ao identificá-la, saiu do espaço e sentou em uma cadeira próximo aos demais pacientes.
Já a equipe médica, conforme o boletim policial, afirma que o vereador estava exaltado e agindo com grosseria com os servidores.
Os profissionais contaram que o paciente atendido estava em estado grave, precisando de toda a atenção e que a entrada do vereador na sala acabou "desestabilizando" a equipe envolvida na emergência. Após o parlamentar sair do sala, os médicos seguiram prestando o socorro, mas o homem morreu por volta de 17h50, conforme a certidão de óbito.
A Polícia Civil foi procurada, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Veja o que diz o vereador
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o vereador nega que tenha invadido a sala. Ele reforçou que estava exercendo a sua função. "Com a coragem de quem tem que fazer". CLIQUE AQUI e assista na íntegra o vídeo postado pelo parlamentar.
Prefeitura de Felício dos Santos publica nota de repúdio
A prefeitura da cidade publicou uma nota nas redes sociais repudiando a atitude do vereador e informou que o Poder Executivo tomará todas as providências cabíveis para a devida responsabilização dos fatos. Veja:
“A Prefeitura Municipal de Felício dos Santos, através de seu Prefeito Municipal, Weniton William França, por meio desta nota oficial, vem a público REPUDIAR as atitudes e ações ocorridas na data de ontem,03/02/2025, na Unidade Básica de Saúde, promovidas pelo vereador Wladimir Canuto, que de maneira vil e ardilosa, invadiu a Sala Vermelha de maneira abrupta e injustificada, propagando agressões verbais contra servidores públicos e agredindo fisicamente uma servidora pública no exercício de sua função.
A invasão abrupta e injustificada a “Sala Vermelha” em momento delicado de atendimento a paciente sob o risco de morte, transcende o exercício da vereança e se revela vil e ardiloso, não fazendo jus ao mínimo de humanidade e empatia que se espera de um ser humano, nem se revela como ação fiscalizadora de vereador em exercício de sua função.
A ação desencadeou tumultos diversos na instituição, desestabilização psicológica de toda uma equipe, que mesmo o paciente vindo a óbito, não foi o suficiente para o Vereador ter empatia, causando revolta dos familiares e usuários/pacientes presentes na UBS.
Informa que o Poder Executivo tomará todas as providências cabíveis, sejam elas administrativas e judiciais, para a devida responsabilização dos fatos cometidos e esperamos que a Égregia Casa de Leis dessa municipalidade tome as devidas providências contra as atitudes levianas e criminosas do Vereador Wladimir e que institua Comissão para apuração e penalidade dos fatos por ele cometidos, em resposta ao sofrimento psicológico e físico de toda uma equipe que trabalha incansavelmente por toda uma população e de uma família que perdeu seu ente querido.
A Administração 2025/2028 reforça seu compromisso com a verdade, com a legalidade e acima de tudo com o respeito a todos os munícipes, em especial aos servidores públicos ao repudiar com veemência as atitudes criminosas pelo Vereador cometidas.
Leia mais