Instituto de Educação

Conheça história do prédio do IEMG, atingido por incêndio nesta quarta

Pedro Faria
pfaria@Hojeemdia.com.br
22/03/2023 às 14:00.
Atualizado em 22/03/2023 às 14:51

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Atingido por um incêndio na manhã desta quarta-feira (22), o prédio do Instituto Estadual de Educação de Minas Gerais (IEMG), no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte começou a ser construído em 1897 - mesmo ano da inauguração da capital mineira.

Belo Horizonte, na verdade, passou a ser a capita do Estado em 1906. A cidade, que foi planejada, contou com a construção de diversas novas estruturas, entre elas o histórico edifício que hoje abriga o IEMG.

Projetada pelo arquiteto e desenhista Edgar Nascentes Coelho, a escola originalmente foi construída para abrigar o Ginásio Mineiro, que atualmente é a Escola Estadual Governador Milton Campos. 

Em 1906, o edifício abrigou a Escola Normal de Belo Horizonte. As reformas da educação na época demandavam uma maior formação de professores para o ensino primário. Em 1910, o local foi transformado em Escola Normal Modelo, voltada à preparação de moças da sociedade belo-horizontina para o magistério.

Atualmente, a escola possui alunos de todo o ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o curso Normal, em duas modalidades. 

Incêndio

As chamas no Instituto de Educação começaram por volta das 9h45 e só foram controladas perto do meio-dia. Duas salas que eram utilizadas como depósito e arquivo foram destruídas pelo fogo. 

Pelo menos 36 vítimas foram atendidas por terem inalado fumaça. Elas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro João XXIII, todas em situação estável.

Ainda não há informações sobre o que teria provocado o incêndio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por