(PBH/Divugação)
Alguns donos de pets ainda não sabem, mas a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) oferece o serviço de castração de cães e gatos. E o melhor: gratuitamente. Atualmente, a capital mineira tem cinco locais que realizam o procedimento sem custo.
Para participar do chamado Programa de Controle Populacional, os animais devem ter no mínimo quatro meses de idade e no máximo 8 anos. Após agendada a data da castração, o tutor fica responsável por levar o animal. Após o procedimento, ele pode retornar à unidade para a retirada dos pontos e, caso haja qualquer intercorrência, a equipe está apta a tratar e orientar sobre os procedimentos a serem tomados.
Confira os endereços:
Resgate, cuidados e adoção
Além do serviço de castração e vacinação, o Centro de Zoonoses também recolhe animais soltos em vias públicas, promove campanhas de conscientização junto à população sobre a guarda responsável e disponibiliza, de segunda a sexta, mais de uma centena de animais para adoção.
A unidade realiza o recolhimento mediante solicitação feita pelos números 3277-7411 ou 3277-7413, presencialmente ou por e-mail, no endereço eletrônico cczsmsa@pbh.gov.br. A população também pode acionar as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros ou BHTrans para resgate.
Todos os animais que chegam ao Centro de Controle de Zoonoses passam por uma consulta com médico veterinário para saber se o animal está com alguma lesão ou enfermidade. Caso necessário, é iniciado tratamento com antibiótico, antinflamatório ou cuidados com as feridas. Além dessa avaliação, é feita vermifugação, vacina contra a raiva, controle de ectoendoparasitas e, nos cães, a coleta de sangue para realização do exame de leishmaniose.
Cães e gatos aguardam o período de dois dias após a captura para serem reclamados por seus tutores. Expirado o prazo, eles são disponibilizados para adoção nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No caso de cavalos, o tutor tem o direito de resgatar o animal apreendido no prazo de até cinco dias úteis, após o pagamento das taxas de apreensão e diária. Após este prazo, o animal é encaminhado para instituições filantrópicas.
(PBH/Divulgação)
(PBH/Divulgação)
(PBH/Divulgação)