Recursos federais

Construção de 12 novos viadutos no Anel Rodoviário incluídos no PAC devem começar até abril de 2024

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
18/08/2023 às 12:04.
Atualizado em 18/08/2023 às 17:54
 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

O Anel Rodoviário de Belo Horizonte terá a construção de 12 novos viadutos com recursos do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), com início de obras previsto para até abril de 2024, conforme informou o prefeito Fuad Noman (PSD) em coletiva nesta sexta-feira (18). O projeto prevê ainda que outras estruturas prontas serão modificadas, com o objetivo de reduzir o número de acidentes na via, que só em 2022 registrou 60 mortes, segundo dados da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

A primeira estrutura a ser reformada será o viaduto da BR-040 sobre o Anel Rodoviário, na Via Expressa, altura do bairro Camargos, na região Oeste da capital. O projeto pronto aguarda licitação. Serão feitas novas alças rodoviárias e a implantação de viadutos. 

“É consenso que o Anel Rodoviário é o principal problema de Belo Horizonte. Não existe obra mais importante na capital que o Anel Rodoviário, e os principais problemas são nos viadutos. Esses viadutos foram feitos 60 anos atrás, eles são estreitos e pequenos. O Anel virou uma grande avenida, com muitos caminhões e muitos acidentes. Quem usa o local diariamente sabe da grande dificuldade que é transitar por aquela via”, disse o prefeito.

Além da construção de novas estruturas e passarelas, as obras do Novo PAC incluem alargamento e recapeamento dos viadutos e a construção de uma nova área de escape. O recurso é federal, mas a elaboração dos projetos e a execução das obras será de responsabilidade da Prefeitura de BH (PBH). "A princípio, foram destinados R$ 35 milhões para os projetos, mas a estimativa é que o investimento no conjunto de obras seja de R$ 1,5 bilhão", enumerou Fuad. 

Segundo o prefeito a escolha das estruturas do Anel é pela relevância da rodovia para a capital e região metropolitana, solução do “estrangulamento” do trânsito nos viadutos e redução de acidentes recorrentes nestes pontos. O Anel Rodoviário recebe diariamente 130 mil veículos e cruza com algumas das principais vias da capital, como as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Carlos Luz, Pedro II, Via Expressa e Amazonas.

 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Confira a relação dos viadutos que serão contemplados com os recursos do PAC:

  • 1º - Viaduto da BR-040 sobre o Anel Rodoviário - novas alças viárias e implantação de novo viaduto (previsão de início das obras em abril de 2024).
  • 2º - Viaduto sobre a avenida Amazonas - alargamento do viaduto existente, implantação de dois novos viadutos, alças e passarelas (previsão de início das obras em setembro de 2024).
  • 3º - Viaduto sobre a avenida Presidente Antônio Carlos - alargamento de viaduto existente, alças e passarelas (previsão de início das obras em setembro de 2024).
  • 4º - Pontilhão ferroviário bairro Betânia - alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarelas (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro de 2024).
  • 5º - Viaduto sobre a avenida Tereza Cristina - alargamento de viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarelas (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro de 2024).
  • 6º - Viaduto da Praça São Vicente - implantação de quatro novos viadutos e alças viárias (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro de 2024).
  • 7º - Viaduto sobre a avenida Pedro II - implantação de dois novos viadutos e alças viárias ( (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro de 2024).
  • 8º - Viaduto sobre a avenida Cristiano Machado - alargamento de viaduto existente e implantação de novo viaduto (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro de 2024.

Governo Federal

Atualmente, o Anel Rodoviário está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em coletiva com a imprensa nesta terça, o Fuad  agradeceu a destinação dos recursos pelo Governo Federal, e frisou que a modernização das estruturas só será possível graças ao investimento federal, já que os recursos municipais são “insuficientes”. O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para “abençoar” as obras. 

“Estou muito feliz de ser o prefeito que está dando início a esse grande legado que vamos deixar para a população de BH. Essa obra vai ficar na História, acho que ele precisa vir aqui para abençoar. (...) Não será uma obra rápida, é uma obra complexa, vai impactar o trânsito, mas é o início da redenção do Anel Rodoviário”, detalhou Fuad. 

Durante a coletiva, o prefeito destacou que desapropriações serão inevitáveis para a execução do conjunto de obras, mas que as intervenções serão feitas “com muito cuidado” e que os ocupantes dos imóveis serão devidamente indenizados. A previsão é que as obras sejam concluídas em pelo menos 24 meses. 

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