Em até 15 dias

Contagem vai instalar câmeras em escolas municipais para coibir novos ataques de vandalismo

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
30/11/2022 às 18:21.
Atualizado em 30/11/2022 às 18:28

(Janine Moraes/PMC)

Após ataques de vândalos a duas escolas municipais de Contagem, na Grande BH, a Prefeitura afirmou que, em até 15 dias, vai instalar câmeras nas unidades de ensino para coibir novos episódios de violência. As instituições serão ainda patrulhadas pela Polícia Militar e por agentes da Guarda Civil Municipal.

As medidas foram anunciadas nesta quarta-feira (30) pela prefeita Marília Campos (PT), após uma reunião emergencial com representantes das polícias Civil e Militar, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Guarda Municipal, das secretarias de Educação e Defesa Social e da Procuradoria-Geral do município.

"Da parte da Prefeitura, nós vamos reforçar o sistema de proteção. Fizemos agora a assinatura de um contrato e vamos instalar câmeras nas escolas para garantir mais proteção aos nossos alunos, antes do término do período letivo deste ano", declarou a prefeita.

Investigações iniciais da Polícia Civil (PC) já identificaram alguns dos suspeitos do vandalismo. "Já existe identificação de alguns indivíduos. Até então apenas adolescentes. Alguns estudantes, outros não, outros já passaram pela escola", detalhou a delegada regional de Contagem, Elisa Lima, após a reunião desta quarta.

No entanto, segundo a delegada, ninguém foi apreendido pois não há flagrante de ato infracional. A PC também não informou quantos suspeitos participaram dos ataques.

Segundo a promotora do MPMG, Ana Paula Dornelas, foi instaurado ainda um procedimento administrativo pela Promotoria da Infância Civil. Além disso, o Serviço de Inteligência do MPMG e a Coordenadoria de Combate aos Crimes Cibernéticos estão atuando para identificar os autores dos ataques, juntamente com as polícias Civil e Militar.

"O que mais chama atenção é como esses atos de violência extrema estão chegando até as escolas. Estamos tomando medidas para evitar que atos como esses voltem a acontecer na comunidade escolar", afirmou a promotora.

Violência
Durante a reunião, a prefeita Marília Campos demonstrou preocupação com frases e símbolos nazistas deixados pelos criminosos nas paredes de uma das escolas vandalizadas.

"São manifestações de ódio que a gente tem uma preocupação maior, e é por essa razão, inclusive, que a gente está fazendo essa articulação integrada com as forças de segurança", afirmou a prefeita de Contagem.

As autoridades discutiram ainda medidas de prevenção para coibir novos ataques nas escolas, dentre elas, palestras realizadas pela PM.

Ataque em escolas
Na madrugada dessa terça-feira (29),duas escolas municipais de Contagem foram alvo de ações de vândalos.

Na escola municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, os criminosos quebraram carteiras, vidraças e equipamentos, picharam referências ao nazismo nas paredes, como desenhos da suástica e o nome de Hitler, e deixaram mensagens de ameaças.
Devido ao ataque, a Prefeitura suspendeu temporariamente as aulas dessa unidade.

Houve também tentativa de arrombamento na escola Professora Maria Martins, no bairro Tropical. Criminosos depredaram o lado de fora da unidade de ensino após a tentativa de invasão, sem sucesso.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por