Contaminação por gripe pode ser evitada com ‘Etiqueta da Tosse’

Hoje em Dia*
18/05/2015 às 17:07.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:05
 (Arte Marcelo Barbosa/ Divulgação)

(Arte Marcelo Barbosa/ Divulgação)

O frio está aí e com ele muitas doenças que comprometem o aparelho respiratório. A boa notícia é que muitas delas podem ser evitadas a partir de comportamentos simples.

De acordo com a coordenadora estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde, Janaína Fonseca, apesar de ser uma forma eficaz de eliminar secreções, a tosse é um dos caminhos de transmissão entre as pessoas.

Na hora de tossir ou espirrar, ela recomenda que a pessoa cubra de maneira correta as vias respiratórias. “O ideal é cobrir a boca com a parte interna do braço quando for tossir ou espirrar. Esta atitude, conhecida como a etiqueta da tosse, evita a contaminação das mãos, que é um dos principais veículos propagadores de doenças, especialmente da gripe”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, além da etiqueta da tosse e o uso de lenço descartável, alguns cuidados simples, no dia a dia, são importantes para evitar a disseminação de vírus, bactérias e a ocorrência de epidemias. Uma delas é a lavagem frequente das mãos com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar.

Outra dica é não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; além de evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. "Mantenha a janela do ônibus sempre aberta, mesmo em dias mais frios; nunca usar medicamentos sem orientação médica e, em caso de suspeita de gripe, procure o médico”, completa.

*Com Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por