Não são poucos os feitos do Cruzeiro na temporada. Mesmo ainda faltando pouco mais de dois meses para o encerramento das atividades em 2014, o time já rompeu a barreira dos 100 gols na temporada. Foram 105 bolas fuziladas no fundo das redes adversárias até aqui.
No Brasileirão, além da liderança isolada, a equipe superou a marca dos 40 pontos no turno, feito que ainda não havia alcançado. É detentor ainda das melhores campanhas como visitante e mandante e do ataque mais efetivo da Série A.
Individualmente, o atacante Marcelo Moreno igualou na artilharia com Ricardo Goulart no Nacional, ambos com 9 gols, e passou a ser o segundo estrangeiro que mais balançou as redes do clube. Mas um tabu em especial incomoda os cruzeirenses, que esperam superar esse trauma na partida contra o Fluminense neste domingo, às 16h, no Maracanã, no encerramento do turno.
No remodelado Maracanã, a Raposa ainda não sabe o que é vitória. Em cinco partidas, foram três derrotas e dois empates. Por isso, a ordem é exterminar de vez essa “pendência”. O “calvário azul” no palco da final da Copa do Mundo começou justamente contra o adversário do próximo domingo (7). Pelo Brasileirão do ano passado, o Cruzeiro foi superado por 1 a 0, com gol de Fred, que antes havia desperdiçado um pênalti, defendido por Fábio.
Eliminação
Mas o principal trauma estrelado no estádio foi segunda partida. Na oportunidade, os comandados de Marcelo Oliveira foram eliminados da Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Flamengo com gol de Elias aos 41 minutos do segundo tempo. Até então, naquela oportunidade, o torneio nacional era o grande objetivo da Raposa no ano.
Já com o título brasileiro assegurado, o Cruzeiro, com um time alternativo voltou ao Maracanã para enfrentar o Vasco. Nova derrota, desta vez por 2 a 1, em jogo que ficou marcada pelo polêmica de Júlio Baptista, flagrado pelas câmeras durante a transmissão dizendo para o zagueiro Cris “fazer mais um gol”. Na última rodada do Nacional, um insosso empate em 1 a 1, em partida festiva de entrega faixas de campeão Brasileiro e da Copa do Brasil.
A oportunidade de apagar a lembrança ruim podia ocorrer no Brasileirão desse ano. Pela 10ª rodada da competição, o Cruzeiro viajou até o Rio para encarar o Botafogo mergulhado em crise devido ao atraso de salários. Mas a equipe esbarrou em uma noite iluminada do goleiro Jefferson e ficou apenas no 1 a 1.
Jogos do Cruzeiro no novo Maracanã:
Fluminense 1 x 0 Cruzeiro - Brasileiro 2013
Flamengo 1 x 0 Cruzeiro - Copa do Brasil 2013
Vasco 2 x 1 Cruzeiro - Brasileiro 2013
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro - Brasileiro 2013
Botafogo 1 x 1 Cruzeiro – Brasileiro 2014