Segurança em BH

COP-BH auxiliará na busca por desaparecidos e ganhará mais câmeras

Equipamentos são espalhados em diversos pontos da cidade, auxiliando em tomadas de decisões e segurança

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/06/2024 às 15:39.Atualizado em 11/06/2024 às 15:42.
 (Fernando Michel / Hoje em Dia)
(Fernando Michel / Hoje em Dia)

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP) ajudará na identificação, localização e resgate de pessoas desaparecidas, em parceria com a Polícia Civil. Ainda não há data prevista para que a atividade inicie. A previsão é que aconteça ainda neste ano, caso ocorra a assinatura de um convênio entre a prefeitura de Belo Horizonte com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

O novo serviço do COP foi revelado nesta terça-feira (11), no mês que completa uma década de existência. Para Geórgia Ribeiro Rocha, diretora do COP, a marca de 10 anos é uma importante conquista. “Tivemos um aumento exponencial do número de câmeras e também da incorporação recente de softwares de inteligência artificial. Então nós podemos dizer hoje que o COP alcançou um nível de maturidade e excelência enquanto um centro inteligente”, afirmou.

Atualmente, o Centro Integrado de Operações é composto por mais de 4,5 mil câmeras. A previsão, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é que até julho mais 404 sejam instaladas na capital.

Os equipamentos permitem o compartilhamento de informações para garantir a fluidez do trânsito e a segurança da capital. Além disso, as imagens captadas são utilizadas no monitoramento dos espaços públicos, permitindo a fiscalização das posturas municipais e apontando locais que demandam ações dos órgãos públicos.

O COP ainda ajuda no acompanhamento, em tempo real, do nível dos córregos no período chuvoso, bem como para detectar quedas de árvores, alagamentos e ocorrências de incêndios.

Inaugurado em 8 de junho de 2014, o Centro de Operações auxilia na segurança pública, saúde, limpeza urbana, defesa civil, mobilidade urbana e emergências em saúde em Belo Horizonte.

Radiocomunicação

A Prefeitura realizou também um investimento de R$ 18 milhões em um sistema de radiocomunicação digital integrado, favorecendo a comunicação entre os integrantes da Guarda Municipal, da BHTrans, do SAMU, da Fiscalização e da Defesa Civil.

Esse sistema possibilita a comunicação simultânea de quase 1,5 mil agentes. “Nós evoluímos muito em termos de maturidade institucional. Tivemos agora a implantação desse sistema que é fundamental para que as instituições se comuniquem em caso de chuvas e grandes eventos como o carnaval”, completa Georgia.

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