Corregedoria da PM tem 30 dias para investigar denúncias de agressões contra manifestantes

Tabata Martins - Hoje em Dia
Publicado em 18/06/2013 às 17:01.Atualizado em 20/11/2021 às 19:14.
 (RENATO COBUCCI)
(RENATO COBUCCI)
Todas as denúncias contra a ação de policiais militares durante as manifestações que, praticamente, pararam Belo Horizonte nessa segunda-feira (17) serão investigadas pela Corregedoria da Polícia Militar. O prazo estipulado para que o resultado saia é de 30 dias.
 
Em entrevista exclusiva ao portal Hoje em Dia, o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Carvalho, garantiu que todos os vídeos, fotos e relatos dos protestantes que chegarem ao seu conhecimento serão devidamente apurados. "A função da polícia é trabalhar para os brasileiros e não contra eles", afirma o comandante.
 
Durante conversa com o coronel, as imagens do vídeo em que uma manifestante é agredida na cabeça por um policial armado com cacetete foram mostradas. Ao assistir à gravação, o comandante do CPE afirmou ser a primeira vez que viu as imagens e, que, facilmente, será possível identificar o policial que abordou a jovem. A agressão ocorreu durante o terceiro confronto entre os policiais e os protestantes, no começo da avenida Antônio Abrahão Caram, também na Pampulha.
 
Além desse vídeo, outras gravações feitas durante a manifestação também foram encaminhadas ao coronel Carvalho, que irá entregá-las à Corregedoria.
 
 
O vídeo
 
 
 
 
Na gravação, policiais militares com armas de bala de borracha e cacetetes nas mãos caminham em direção a um grupo de manifestantes. Após os protestantes ameaçarem furar o bloqueio, vários tiros de borracha são disparados. Em seguida, a mulher agredida corre na direção dos policiais com as abertas, mas é covardemente golpeada na cabeça com um cacetete.
 
Muito ferida e com o sangue escorrendo pelo rosto, a jovem cai ao chão e é amparada por outros manifestantes. Porém, assim que levanta, é empurrada com certa violência por outro policial.
 
Indignados com as imagens, que foram postadas no YouTube, vários internautas fizeram questão de comentar o post.
 
"A polícia NÃO MANDA. Ela OBEDECE. Quem manda é o povo. Se ela está mandando está errado. O papel da polícia é manter a ordem e garantir a segurança da população, não agredir a população sob nenhum pretexto", postou Evandro Silva.
 
"Infelizmente a polícia é formada por homens com problemas mentais graves, traumas de infância, enfim, escolhem a profissão para ter o poder de punir, agredir e matar!", disse Gisele De Castro Aguiar.
 
"Se quis expressar de uma forma, confesso que abusiva, o quanto era idiota a sua admiração submissiva pelos agressores da PM. até mais 'tiozinho'", NordestinoPartisan.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por