Credencial de estacionamento para pessoas com deficiência ganha versão digital em BH
Prefeitura informa que não é mais obrigatório afixar o documento impresso no painel do veículo
A credencial para estacionamento reservado para pessoas com deficiência, que têm comprometimento de mobilidade, em Belo Horizonte agora está disponível também na versão digital. Anteriormente, para utilizar o benefício era necessário imprimir e afixar o documento no painel do veículo, o que deixa de ser obrigatório.
A Prefeitura divulgou, nesta terça-feira (3), que a solicitação da credencial, que antes era feita apenas pelo portal de serviços da Prefeitura, também pode ser solicitada pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, do Governo Federal, ou por meio do Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
A credencial em formato digital poderá ser emitida de duas formas: versão digital ou versão impressa em papel A4 branco comum. Para uso da versão digital, o beneficiário deve vincular a credencial a um único veículo, que poderá ser substituído a qualquer tempo, conforme a necessidade. É importante lembrar que o documento sempre deverá ser utilizado na presença do beneficiário.
Para ter acesso à emissão digital, o usuário deve estar cadastrado na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. Dessa forma, o solicitante não precisará fazer a avaliação do comprometimento de mobilidade e nem aguardar o prazo estabelecido pelos órgãos de trânsito para atendimento da demanda.
Como solicitar
Para solicitar a credencial, acesse, pelo celular, o Portal de Serviços da Senatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na loja virtual. Após realizado o login, clique no link “Condutor” e selecione a opção "Credencial de pessoa com deficiência". Caso o beneficiário opte pela versão impressa, poderá acessar o seu documento no portal da Senatran, selecionando “Portal de Serviços” e, em seguida, “Emissão de Credencial”.