Crianças atingidas por rompimento de barragens voltam às aulas

Renato Fonseca - Hoje em Dia
Publicado em 16/11/2015 às 13:39.Atualizado em 17/11/2021 às 02:30.

MARIANA - Os 172 estudantes de Bento Rodrigues e Paracatu, distritos de Mariana, na região Central, voltaram às aulas nesta segunda-feira (16). As instituições deles estavam entre os imóveis atingidos pelo rompimento de duas barragens no município, que provocou mortes e destruição.

Os alunos da pré-escola ao nono ano, com idades entre 5 e 14 anos, foram realocados para a escola municipal Dom Luciano, no bairro Rosário. Eles vão estudar na parte da tarde e o transporte ficará sob a responsabilidade da Samarco. Na instituição, outros 536 alunos já estudam no período da manhã.

Antes de entrarem para a sala de aula, os jovens tiveram uma pequena confraternização com o Papai Noel. Brinquedos, balas e pirulitos foram distribuídos, além do kit escolar com mochila, cadernos, livros e outros materiais. Morador de BH, Josemar Jucheratto se vestiu como o "Bom Velhinho" para levar alegria à criançada.

Mãe de oito jovens, sendo que sete irão estudar na nova escola, a auxiliar de limpeza, Cassia Miriam de Souza, de 37 anos, estava ansiosa pelo retorno dos filhos às atividades. "A preocupação deles era se os coleguinhas viriam estudar juntos", conta a moradora do distrito, que perdeu tudo. "Minha casa foi toda destruída. Estamos em uma pousada".

A expectativa, segundo o secretário adjunto de educação  Israel Quirino, é a de que até o fim do ano os estudantes permaneçam matriculados na Dom Luciano. A partir de 2016, eles poderão ser realocados conforme as futuras moradias.

"Vamos tentar manter as mesmas turmas de origem para continuar o antigo vínculo entre os alunos", afirmou. Professores e equipe pedagógica também serão mantidos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por