Cultura, gastronomia e tradição de Israel atraem 10 mil pessoas

Michelle Maia - Hoje em Dia
19/05/2013 às 23:05.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:49

A Praça do Estado de Israel, no bairro Mangabeiras, fez jus ao nome e recebeu neste domingo (19) uma das mais animadas festas do calendário da capital mineira: a 22ª Festa de Israel. Para comemorar os 65 de independência do Estado de Israel, cerca de 10 mil pessoas que passaram pelo local conheceram um pouco mais da cultura judaica, desfrutaram da deliciosa culinária do país e passaram bons momentos com a família e amigos.

Barracas com culinária típica, como o falafel, pão árabe com bolinhos de grão de bico, pasta de gergelim e salada, folhados variados e torta de maçã foram algumas das iguarias que puderam ser apreciadas no evento, que foi aberto ao público.

“A festa é linda. É uma oportunidade de confraternização, de paz, quando mostramos a todos que a convivência entre os povos é possível”, afirmou o presidente da Federação Israelita de Minas Gerais (Fisemg), Marcos Brafman. “Pessoas de todas as religiões participam da festa todos os anos, assim mostramos que a coexistência é importantíssima para o desenvolvimento do mundo e da sociedade”, acrescentou.

Tradição

Membro da Comunidade judaica e presidente do Na’amat Pioneiras, um grupo de mulheres e trabalhadoras voluntárias, Ana Lúcia Zarnowski, destacou a importância de manter a tradição judaica e o carinho com que a festa foi preparada para receber todas as pessoas.
“Mostramos um pouco da nossa cara. As pessoas veem como nos alimentamos, conhece objetos que trazemos de Israel para vender aqui e a nossa cultura, por meio das danças, das músicas e apresentações”, disse.

Valorização

O governador Antonio Anastasia também marcou presença no evento e destacou o valor humano tão importante para a comunidade judaica. “A cultura judaica, que vem de milhares de anos, concebeu uma comunidade diferente, que valoriza a inteligência, o conhecimento, as pesquisas e o ser humano. Certamente, é um Estado exemplo em muitos sentidos, inclusive como potência econômica mundial”, disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por