Belo Horizonte está sob alerta de chuva intensa desde este sábado (1°) até as 8h de domingo (2). Em virtude do volume previsto (30 a 50 mm), há a possibilidade de risco geológico até segunda-feira (3).
A Defesa Civil recomenda atenção ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. A situação mais crítica está nas regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste, com intensidade alta. Já em Venda Nova, Norte, Noroeste e Oeste, o risco é moderado.
Veja as orientações:
⠀⠀⠀
⠀- Coloque calha no telhado da sua casa
⠀- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água
⠀- Não jogue lixo ou entulho na encosta
⠀- Não despeje esgoto nos barrancos
Sinais:
⠀⠀
⠀- Trinca nas paredes
⠀- Água empoçando no quintal
⠀- Portas e janelas emperrando
⠀- Rachaduras no solo
⠀- Água minando da base do barranco
⠀- Inclinação de poste ou árvores
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 1, 20229h11 - Ocorrência de chuva (30 a 50 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de domingo (2).
@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/Kow8hGNhaR
Alertas no celular
Os moradores podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP para o número 40199. O serviço não tem custo. A população também pode acompanhar pelas redes sociais.
Leia mais: