Testes do sistema Defesa Civil Alerta serão realizados neste domingo (1) em Belo Horizonte, a primeira capital a receber a demonstração - no sábado (30), a medida foi adotada em 36 municípios do Rio Grande do Sul. O monitoramento é feito por uma equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília.
Poderão receber os alertas quem estiver em áreas de perigo e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. Na tela do celular irá aparecer a seguinte mensagem: “DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia para emitir os alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo conteúdos em uso na tela do aparelho.
O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, esclarece a diferença desse tipo de aviso para os alertas que estão vigentes: “Essa tecnologia é utilizada apenas para casos muito extremos, onde há uma confiabilidade quando há um risco iminente à vida das pessoas daquela região. Para os outros casos, os mecanismos de alerta que estão vigentes hoje, como SMS, os alertas via TV por assinatura ou via aplicativos de mensagens, permanecem ativos. É importante que as pessoas se cadastrem para esses avisos”, ressaltou.
Segundo ele, até o momento, todos os resultados foram positivos. "Todas as tecnologias envolvidas no processo funcionaram plenamente. Agora, a gente passa a fazer as avaliações devidas para que, no dia 4 de dezembro, a ferramenta esteja expandida para todos os municípios, tanto da região Sul quanto da região Sudeste”.
O trabalho da Defesa Civil Nacional é feito em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações (MCom) e operadoras de telefonia.
A coordenadora do Projeto Cell Brodcast, da Anatel, Patrícia Coutinho, lembrou da necessidade da população estar bem informada sobre como proceder nos casos de eventos extremos. “É muito importante que a população já saiba o que deve fazer: buscar as fontes seguras, saber o que vai receber no celular e como proceder, quais as rotas de fuga, por exemplo. Essa mensagem é uma orientação, mas é fundamental que as pessoas se atualizem tanto no site do Defesa Civil Alerta quanto junto a Anatel”, recomendou Patrícia.
Projeto-piloto tem avaliação positiva, aponta pesquisa
Em agosto deste ano, o Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios brasileiros durante 30 dias. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Um mês após o início do projeto-piloto, a população das 11 cidades aprovou o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.
* Com informações da agência Brasil 61
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