A Defesa Civil de Minas Gerais irá instruir os moradores de Brumadinho para procedimentos de evacuação caso aconteça um rompimento na barragem 6 da Mina do Feijão, que está sendo drenada e monitorada constantemente. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Minas Gerais, coronel Flavio Godinho, não há risco de rompimento neste momento.
“O monitoramento é feito com uso de tecnologia e acompanhamento de técnicos capacitados e, no momento, o risco está em nível 1. Entretanto, na eventualidade de agravamento desse quadro, a comunidade será avisada por alarmes sonoros para uma evacuação rápida de determinadas áreas”, afirmou Godinho em coletiva realizada no início da tarde desta quarta-feira (30).
As comunidades serão instruídas a procurar lugares altos em caso de acionamento do alarme. Moradores dos bairros Santo Antônio, Santa Cruz e entorno da MG-040 deverão se encaminhar à Estação do Conhecimento. Quem mora no bairro Cohab deverá ir até a escola Maria Dutra, enquanto que moradores dos bairros Santa Efigênia e São Sebastião devem procurar a escola Padre Machado.
Os moradores de Centro, Ipiranga e Estrela Passos são orientados a procurar pelo Morro do Querosene e Igreja de São Sebastião. A comunidade ribeirinha dos bairros Progresso e Pio XXII devem se deslocar para o quartel da Polícia Militar, enquanto que os moradores dos bairros Jardim América e Grajaú são orientados a procurar a APAE. Já quem mora em São Conrado deve se direcionar à Câmara Municipal.
Os detalhes devem ser divulgados pela Defesa Civil por meio do site e de redes sociais. Godinho faz questão de reforçar que a ação é uma medida preventiva para garantir a segurança da população em caso de elevação do risco de rompimento.
Até o momento, a Defesa Civil confirma 276 pessoas desaparecidas e 391 localizadas. Foram identificados 51 corpos pelo Instituto Médico Legal. De acordo com os bombeiros, foram encontrados 84 corpos até a manhã desta quarta.
Confira a nota da Defesa Civil:
Leia mais:
'O mais difícil é lidar com a dor das famílias', diz tenente Aihara sobre rotina em Brumadinho
IML já identificou 51 mortos na tragédia em Brumadinho, diz Defesa Civil
'Foram tirados do mapa', afirma ambientalista sobre córregos de Brumadinho
Veterinários e voluntários resgatam 36 animais da lama em Brumadinho