Belo Horizonte já registrou 101 ocorrências por causa das chuvas, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil Municipal nesta terça-feira (20). Os números são referentes aos atendimentos feitos entre a última sexta-feira (16) e as 16h de hoje.
A maioria dos atendimentos são referentes a trincas e infiltrações, risco ou ameaça de deslizamentos, trincas e deslizamentos de encostas.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, grande parte das vistorias ocorreram em imóveis particulares nas regionais Noroeste, Venda Nova e Leste.
Confira a lista com o tipo e a quantidade de ocorrências na capital:
- Abatimento de piso (2)
- Alagamento (2)
- Danificação ou destruição de edificações (1)
- Desabamento de muro (5)
- Deslizamento de encosta (10)
- Destelhamento (1)
- Erosão (9)
- Escorregamentos ou deslizamentos (2)
- Infiltração (7)
- Trincas (10)
- Trincas / Infiltrações (20)
- Trincas e rachaduras em muro (5)
- Risco de danificação ou destruição de habitações (6)
- Risco de desabamento de muro (6)
- Risco de deslizamento de encosta (4)
- Risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos (11)
Nessa segunda (19) a Defesa Civil Nacional chegou a divulgar um alerta às famílias da Região Metropolitana de Belo Horizonte que moram em áreas com risco de deslizamentos e inundações para saírem de casa devido à previsão de chuvas fortes entre terça (20) e quarta-feira (21).
Na região Leste de BH já choveu em dezembro acima da média histórica, que é de 339,1 mm, e outras duas regiões estão perto de ultrapassar o índice, com mais de 90% das precipitações esperadas para o mês.
A Defesa Civil de BH também emitiu alerta de risco geológico, válido até esta quarta (21), e recomenda atenção para alguns sinais que podem demonstrar que algo está errado. Entre eles, trincas nas paredes, portas e janelas emperradas e rachaduras no solo.
Moradores da capital mineira podem receber, por SMS, alertas de risco de tempestades, granizo, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua em que reside para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Leia mais: