TEMPESTADE

Defesa Civil emite alerta de tornado em Contagem; meteorologista minimiza risco

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
09/11/2022 às 17:34.
Atualizado em 09/11/2022 às 17:43

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Por recomendações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Mians Gerais, a Defesa Civil de Contagem, na região Metropolitana de BH, emitiu, na tarde desta quarta-feira (9), alerta para o risco de tempestades, granizo e, curiosamente, para a possibilidade de tornado.

Apesar do aviso desse fenômeno, o meteorologista Ruibran dos Reis explicou que a chance de tornado é mínima, mas existe. "Tudo é possível. Porém, em Minas Gerais, esse fenômeno é muito improvável por conta das condições climáticas e pela posição geográfica".

A Ssecretaria de Proteção e Defesa Civil solicitou a máxima atenção aos alertas conforme forem emitidos. Equipes de segurança já se colocaram de prontidão e estão preparadas para o atendimento à população.

De acordo com Ruibran dos Reis, em Minas, até hoje, só foram registrados dois casos de tornado. Em 2010, um princípio de tornado assustou moradores de Uberlândia, no Triângulo.

Já em 2015, um tornado raro conhecido como "Nuvem Funil" assustou moradores e turistas que estavam no Pico do Gavião, em Andradas, no Sudoeste do Estado.

A "Nuvem Funil", como explica o meteorologista, é um fenômeno bem parecido com um tornado, mas possui intensidade bem inferior e não chega a tocar no solo. Esse fenômeno ocorre quando há o choque da massa de ar frio com o ar quente.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por