Os moradores de Belo Horizonte devem ficar atentos, até a próxima quarta-feira (28), para o perigo de deslizamentos de terra e desabamentos na cidade. O alerta de risco geológico moderado foi emitido pela Defesa Civil da capital na tarde desta segunda-feira (26).
De acordo com o órgão, o cenário é causado por conta das chuvas dos últimos dias. Também há previsão de mais precipitações nesta semana.
A Defesa informou que alguns sinais indicam a iminência de um deslizamento. Na edificação, o morador deve observar se há trincas nas paredes e se portas e janelas estão emperrando.
Além disso, é preciso estar atento a água empoçando no quintal ou minando da base do barranco, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvores.
Medidas de segurança
Como medida de segurança, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda consertar vazamentos em reservatórios e caixas d'água. É necessário colocar calhas no telhado das casas.
A população deve, ainda, evitar jogar entulho em encostas e despejar esgoto nos barrancos.
Chuvas
Apesar de o volume de chuva previsto de 90 milímetros (mm) para domingo (25) não ter se confirmado, as precipitações na cidade foram intensas. Em cinco das nove regionais de Belo Horizonte, a média histórica de 104,7 mm para o mês já foi superada.
Até esta segunda-feira, a região Oeste foi onde choveu mais, segundo levantamento feito pela Defesa Civil. Por lá, caíram 37,2 mm de chuva - 35,5% de todo o volume esperado para o mês de outubro.
*Com Cinthya Oliveira