Equipes da Defesa Civil de Belo Horizonte fazem, na manhã deste sábado (25), trabalhos de vistoria para avaliar a estrutura do hotel Othon Palace. O local foi palco de incêndio que atingiu ao menos 19 andares, nessa sexta-feira (24). O resultado da avaliação deve ser divulgado após o término dos trabalhos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas tiveram início no terceiro andar e se espalharam até o vigésimo. O fogo teria começado após um curto-circuito na rede elétrica durante a preparação para a vistoria de manutenção e adequação às normas de incêndio.
O trabalhador, de 41 anos, que realizava os reparos, ficou ferido e teve queimaduras no braço esquerdo e no rosto. Ele foi resgatado pelas equipes dos bombeiros para o Pronto Socorro do hospital João XXIII.
Os bombeiros combateram as chamas e realizaram avaliação da estrutura do edifício para indicação de possíveis reparos, caso sejam necessários.
Susto
No momento do incêndio, uma grande concentração de fumaça tomou conta do local. A fumaça foi vista de diversos pontos da cidade e assustou moradores da capital. No entanto, o edifício estava vazio e inativo e passava pelo processo de adaptação e vistoria, solicitado pelos Bombeiros.
“O prédio ainda estava irregular, mas as manutenções estavam sendo realizadas periodicamente. Na de hoje acabou acontecendo o incêndio”, disse o tenente Hebert Durães.
O prédio tradicional de Belo Horizonte estava prestes a ser leiloado, após ser adquirido pela empresa Alffa Imobiliária. Em nota, o Othon Palace destacou que o prédio estava fechado desde 2017.
"O grupo que é o atual proprietário fez a aquisição recentemente do imóvel via leilão e entrou com o pedido de regularização assim que efetivou a compra. Ela está seguindo o trâmite normal dentro do Corpo de Bombeiros. As manutenções que estão ocorrendo no prédio seguem inclusive as orientações e as solicitações do Corpo de Bombeiros visando o processo de obtenção do auto de vistoria do prédio", afirmou.
As causas do incêndio serão apuradas pela Polícia Civil.