O período chuvoso tem início em outubro e, antes que os problemas com enchentes comecem, a Defesa Civil da capital realiza ações de conscientização e capacitação de moradores das regiões mais afetadas. O Sistema Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, seguindo recomendação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres da ONU, começa hoje uma série de palestras para os alunos das universidades e faculdades que estão situadas na a av. Vilarinho e proximidades.
A região de Venda Nova, especialmente as áreas da bacia do Isidoro, que compreendem os córregos Vilarinho, Marimbondo e Lareira, pode ser afetada por causa dos grandes volumes de água, ocasionando alagamentos e inundações. O objetivo da ação é promover uma cultura de prevenção com o uso de sistemas de alerta precoce, a percepção do risco e adoção de medidas de auto proteção e proteção comunitária.
A primeira ação será na noite desta quinta (21), às 20h, no Centro Universitário Una - Campus Linha Verde (av. Cristiano Machado, 11157).