A recomendação do Ministério da Saúde para ampliar a vacinação contra a dengue no público a partir de 6 anos não será adotada em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (18), a pasta federal informou que as cidades com "alto número de doses" poderão convocar novos grupos. Na capital mineira restam 2,5 mil doses, todas com validade até junho.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que ainda não foi oficialmente comunicada. A administração municipal também disse que, para adotar a nova estratégia, é necessário o envio de novas remessas. BH cerca de 49,5 mil doses. Até o momento, 47 mil crianças e adolescentes receberam a primeira aplicação.
Conforme o Ministério da Saúde, a medida temporária é válida para localidades com doses em estoque a vencer em 30 de abril. Nesses casos, é permitida a ampliação da campanha para a faixa etária de 6 a 16 anos. Caso os municípios ainda permaneçam com baixa adesão, o público de 4 aos 59 anos (previsto na bula da vacina) também poderá ser chamado.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante. "Cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, afirmou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
Na capital mineira, o público de 10 a 14 anos pode receber a vacina, desde que acompanhados pelos pais, nos 152 postos de saúde.
Leia mais: