Cerca de 36 mil crianças ainda precisam ser vacinadas contra a dengue em Belo Horizonte. Até o momento, a adesão à imunização é baixa na capital, tendo alcançado apenas 25% do público-alvo. Com cada vez mais casos da doença confirmados, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) segue convocando faixa de 10 e 11 anos para a imunização.
De acordo com dados do Executivo municipal, das 48 mil pessoas que estão no grupo apto a receber a primeira das duas doses, apenas 12 mil, ou 25%, compareceram aos postos de saúde. Em fevereiro, a capital recebeu cerca de 49 mil doses, das 78,7 disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A vacinação teve início na última terça-feira.
Na tentativa de convencer os pais e responsáveis e atrair mais crianças para receber a “picadinha”, a PBH aproveitou a realização do último mutirão de combate ao Aedes aegypti, no último sábado, para divulgar a importância da proteção. Durante a ação, 601 doses da Qdenga foram aplicadas.
Assistência
No fim de semana, nove centros de saúde da capital ficaram abertos para atender a população, independentemente da idade, com sintomas de arboviroses, como febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela PBH, a capital já registrou sete mortes pela doença. Ao menos 8.867 pessoas adoeceram desde o início do ano. Outros 34.788 casos notificados ainda estão pendentes de resultados de exames laboratoriais e avaliações epidemiológicas.