Dengue mata 15 mineiros em 60 dias e doença avança em BH

Celso Martins - Do Hoje em Dia
09/03/2013 às 10:27.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:44
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

Aumentou de 12 para 15 o número de mortes neste ano no Estado provocadas pela dengue. Em apenas uma semana, o número de casos notificados cresceu 60,59% em Minas, totalizando 78.242 registros. Esses números são referentes aos meses de janeiro e fevereiro e superam as ocorrências nos últimos cinco anos.

Em 2012, o número de mortes ficou em 17, com 46.681 casos notificados. A situação mais preocupante é em Belo Horizonte, onde a doença avançou 211% em duas semanas.

Balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado na última sexta-feira (8) mostra que no dia 22 de fevereiro a capital tinha 2.377 casos de dengue notificados, ocupando a quinta posição do ranking. Nesta semana já são 7.397, segundo maior número de doentes no Estado.


Liderança negativa


O maior número de casos foi registrado em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Em duas semanas a doença avançou 60,6% na cidade, atingindo 7.684 pessoas. E das 15 mortes causadas pela dengue em Minas neste ano, cinco são deste município. A proporção é de duas pessoas doentes para cada grupo de 100.

Em seguida aparecem BH, Ipatinga (5.642), Coronel Fabriciano (5.443) e Timóteo (3.847), localizadas no Vale do Aço.

Entre as vítimas da dengue nessa região está a comerciante Silvana Moreira Santos, de 38 anos, que ficou internada em Ipatinga durante três dias.

“O médico disse que o meu estado era muito grave. Como eu procurei o posto de saúde assim que comecei a sentir mal-estar e após o surgimento de manchas vermelhas, os médicos conseguiram evitar que a doença se agravasse para o tipo hemorrágico”, disse.

Segundo a SES, a epidemia da doença no Vale do Aço foi causada pela interrupção das ações de combate às fontes de reprodução do mosquito Aedes aegypti e à suspensão da coleta de lixo em Timóteo e Ipatinga.


Na tentativa de frear a doença, a Secretaria de Saúde reforçou os mutirões de limpeza, as campanhas de divulgação e está oferecendo até prêmios para quem comprovar, por fotos, que eliminou os focos de transmissão do mosquito.

Em Belo Horizonte, a partir de hoje, será aberto nos fins de semana o Centro de Saúde Providência. A unidade funcionará entre 7h e 19h, para atender somente a casos de dengue na Regional Norte.

O posto foi escolhido por ter uma melhor localização e fácil acesso. A região já registrou 264 casos. A Pampulha é a campeã em número de casos, com 291 confirmações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por