Deputados visitam barragem de rejeitos em Congonhas para verificar segurança para expansão

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
15/09/2017 às 20:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:35

(Guilherme Dardanhan)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Congonhas, na região Central do Estado, na próxima segunda (18) às 15h, para conhecer o complexo de barragens de rejeitos de minério de ferro da Mina Casa de Pedra, pertencente à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

A visita foi solicitada pelos deputados Glaycon Franco (PV), presidente da comissão; Thiago Cota (PMDB), vice-presidente; e Dilzon Melo (PTB); e pela deputada Marília Campos (PT). 

O deputado Glaycon Franco explica que a visita foi motivada pela preocupação da população local com a segurança da barragem, que fica próxima à zona urbana do município. “A visita tem como objetivo de conhecer o local e esclarecer as principais dúvidas da população”, informa.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a CSN conseguiu aprovar uma licença para a retirada de rejeitos da barragem B4, enquanto aguarda autorização para o aumento da capacidade da Barragem Casa de Pedra, a maior do complexo.

Entretanto, um parecer da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável teria atestado que, caso a empresa não consiga alocar adequadamente o material produzido no beneficiamento do minério, deverá interromper as atividades.

O temor de novos desastres, como o que aconteceu em Mariana em novembro de 2015, se deve ao fato de que, na ocasião, o rompimento da barragem da Samarco também se deu durante as obras de expansão da sua capacidade.

O complexo Casa de Pedra é a segunda maior reserva de minério de ferro do Brasil, com 6 bilhões de toneladas em recursos e capacidade de produção de 30 milhões de toneladas por ano.

Para acompanhar a visita foram convidados, além de autoridades locais, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac; a superintendente de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Zuleika Stela Chiacchio Torquetti ; a promotora Andressa de Oliveira Lanchotti; e o superintendente interino do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Jânio Alves Leite.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por