(Lucas Prates/Hoje em Dia)
Mais um acidente de engenharia coloca em risco vizinhanças inteiras em Belo Horizonte. Após o surgimento de rachaduras na rua cabo Verde, no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de BH, moradores de um prédio no bairro Pirajá, região Nordeste da Capital tiveram que ser retirados às pressas nesta quarta-feira (25).
Um deslizamento de terra ameaça desabar o edifício de três andares localizado na rua Américo Campolina Rezende. Além dos moradores, duas famílias tiveram que deixar suas casas, vizinhas ao prédio. O problema ocorreu devido ao deslizamento de um talude, provocando o desabamento do muro e destruindo uma coluna de sustentação do prédio e deixando outra escorada.
Moradores ficaram presos em seus apartamentos, uma vez que a escada de saída cedeu juntamente com o terreno. Alguns precisaram ser retirados pela janela.
Segundo o relatório da Defesa Civil Municipal (Comdec), a obra vizinha de construção de um edifício de 12 andares, da Pro-Domo Construtora, pode ter causado o acidente, já que há indícios de cortes no terreno. O local foi interditado pela Defesa Civil.
Uma casa de dois andares, que fica na parte de baixo atrás do prédio também foi interditada, já que existe o risco de ser atingida, caso ele desabe.
Em Sabará
A Defesa Civil do município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou nesta quarta-feira a tentar retirar 30 famílias que moram em uma área de alto risco no bairro Adelmolândia onde dezenas de casas e barracões construídos em uma encosta correm grande perigo em caso de deslizamentos.
Fiscais da Defesa Civil estiveram no local pela manhã visitando o local mas até a tarde nenhuma das famílias que moram na área, principalmente na Rua Beija Flor, havia sido retirada.
Moradores ameaçados denunciam que além do risco provocado pelas chuvas fortes, o fato de muitas famílias residentes nas partes altas da encosta liberarem águas de esgoto pelos encanamentos ou pela encosta aumenta o perigo de erosão que pode provocar deslizamentos.