O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) instalou, nesta quarta-feira (19), a Força Tarefa Processual para agilizar os processos administrativos por infração, em especial a embriaguez, e por pontuação, que incidirão na suspensão do direito de dirigir e na cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de condutores que infringiram a legislação de trânsito. A Força Tarefa foi instalada na sede da Coordenação de Infração e Controle do Condutor (CICC), no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
O delegado Oliveira Santiago, chefe do Detran, acredita que o esquema, juntamente com outras ações desenvolvidas pela Defesa Social, irão ajudar a reduzir as infrações de trÂnsito no Estado.
Dados
O Detran-MG espera que, nos próximos meses, o Serviço de Controle do Condutor atinja um crescimento de 30% na instauração destes processos administrativos. Em 2011, o setor foi responsável pela instauração de 3.705 processos e finalização de mais 4.586. De janeiro a agosto de 2012, já são 3.662 processos instaurados e 2.231 concluídos, todos com portarias punitivas do chefe do Órgão Executivo de Trânsito.
Deste total, 1.384 recursos foram interpostos junto à Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari/Detran) e 131 tiveram a pretensão atendida. Já 1.253 recursos (91%) não foram providos. Do total dos processos instaurados no ano passado, 35% se referem aos casos de embriaguez no volante.
Dados do CICC apontam ainda que, em 2012, mais de 60% do total de processos administrativos instaurados e em tramitação se referem à embriaguez.