(Maurício Vieira)
Ficam abertos até 17h30 deste sábado (2), Dia de Finados, os quatro cemitérios municipais (Saudade, Paz, Bonfim e Consolação) de Belo Horizonte. Para facilitar a localização dos jazigos, haverá sinalização interna com faixas indicativas, distribuição de mapas e funcionários disponíveis para orientar os visitantes.
Além disso, serão disponibilizados cartazes com QR Code para acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (SINEC): ao acessar a plataforma, é necessário incluir o nome completo do falecido na aba de pesquisa. A partir daí, é possível saber a localização exata da quadra e do jazigo.
Os visitantes que desejarem homenagear os entes podem levar flores apenas naturais, acondicionadas em embalagens que não permitam acúmulo de água - para evitar o risco de dengue. Do lado de fora dos cemitérios, também haverá comerciantes de flores naturais, todos licenciados previamente pela PBH.
Durante todo o dia, serão realizadas celebrações de diferentes religiões. Serão oferecidos, ainda, serviços de acolhimento aos visitantes, com distribuição de água e medição de pressão, dentre outros, oferecidos pelas funerárias parceiras.
No Dia de Finados, será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, mas de acordo com a capacidade de lotação. Além disso, a preferência será para os veículos de familiares e amigos que irão acompanhar os sepultamentos agendados para essa data. Ocorrendo a superlotação, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.
Para tentar agilizar os deslocamentos, a BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas. O visitante também pode se antecipar acompanhando as informações que divulgadas nas redes sociais da BHTrans.
Os quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte serão alvo da Operação Finados. A medida é adotada todos os anos, sendo marcada pela atuação da Guarda Civil Municipal em parceria com a Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS) e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). A operação conta ainda com o apoio do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do videomonitoramento de imagens das mais de 4,5 mil câmeras existentes na capital.
Os visitantes dos cemitérios do Bonfim, da Paz, da Consolação e da Saudade poderão contar com os agentes da Guarda Municipal, da fiscalização e recorrer à equipe do próprio cemitério, para denunciar a abordagem de “enxadinhas” (pessoas não credenciadas que se oferecem, de forma insistente, para prestar serviços de limpeza e manutenção dos túmulos, executando-os de forma irregular, em desacordo com as normas dos cemitérios, gerando prejuízos estruturais e financeiros para o município) ou de vendedores clandestinos de flores ou qualquer outro produto.
Horários Missas (Pastoral da Criança e Arquidiocese de BH)
10h
14h
16h
9h
11h
13h30
15h
16h30
9h
11h
13h
15h
17h
10h
15h
Para acompanhar a programação do Dia de Finados na Arquidiocese de Belo Horizonte, clique aqui.
Leia mais: