27 de setembro

Dia de São Cosme e Damião: entenda de onde vem a tradição de dar doces nessa data

Santos católicos estão associados a orixás da umbanda e candomblé

Júlia Barreto*
@juhbarretof
26/09/2023 às 19:16.
Atualizado em 27/09/2023 às 10:37

(Reprodução)

Nesta quarta-feira (27) é celebrado no Brasil o Dia de São Cosme e Damião. A data é popularmente conhecida pela distribuição de saquinhos de doces às crianças. Mas você sabe a história por trás desta tradição?

Na religião católica, Cosme e Damião eram gêmeos e curandeiros - médicos na comunidade onde viviam. Eles são considerados pelos devotos como os padroeiros dos médicos, farmacêuticos e também das crianças.

Para o catolicismo, não havia nenhuma ligação entre os irmãos e a distribuição de doces. A prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. 

Em 1969, a religião católica alterou o dia de São Cosme e São Damião para o dia 26 de setembro para não chocar com a data que se celebra são Vicente de Paula. Mas, pela tradição, a maioria das pessoas ainda comemora no dia 27.

Na época da colonização do Brasil, o catolicismo era imposto aos africanos escravizados. Uma forma que eles encontraram de manter as próprias culturas vivas era usar as imagens de santos católicos para mascarar as entidades que costumavam cultuar.

Foi o que aconteceu com Cosme e Damião, usados para disfarçar a celebração dos orixás. Os doces seriam as oferendas, o que explica como o dia ficou associado à distribuição de saquinhos de guloseimas. 

Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca e também com informações da Agência Brasil 

 Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por