Dia de Santo Antônio: pai dos pobres e santo casamenteiro será festejado em BH
Com muitas devoções e simpatias, ele é reconhecido pelo poder de atrair pessoas amadas e, também, de abençoar o alimento dos necessitados
Santo casamenteiro, pai dos pobres. O dia 13 de junho é dedicado a um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica: Santo Antônio. Diz a tradição, diz que ele abençoava o alimento antes dos necessitados fazerem o consumo. Costume que o tornou o conhecido como protetor dos pobres. Mas para muitos, ou melhor, para muitas, ele é responsável por ajudar a encontrar a 'cara metade'.
Em Belo Horizonte, a igreja que leva o nome do santo e que fica no bairro homônimo, na região Centro-Sul, aguarda centenas de fiéis durante toda esta quinta-feira. E terá missas às 8h, 12h e 19h30.
Em algumas delas participaração alunos do Colégio Santo Antônio. E haverá distribuição de pães. O coordenador da pastoral da escola, Paulo Gustavo, conta que a eles foi explicada a importância da data para a Igreja Católica.
Benção dos pães
Os devotos consideram Santo Antônio protetor dos pobres, intercessor que ampara aqueles que buscam pessoas perdidas e um amigo nas causas do coração. Um dos primeiros milagres dele foi a multiplicação do pão. Segundo a história da igreja católica, em um momento em que muitas pessoas famintas foram pedir alimento à porta dele, ele multiplicou o alimento para que todos tivessem acesso à comida.
Por conta disso, após todas as celebrações terá a benção dos pães. Como um gesto concreto, pessoas poderão doar alimentos não perecíveis.