O vereador Dimas da Ambulância (Podemos) assumirá nesta quarta-feira (27) a vaga de vereador deixada por Wellington Magalhães (DC), que teve o mandato cassado na última sexta-feira (23). Dimas esteve na Câmara Municipal nesta terça (26), assinando a convocação que havia sido publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Conforme a assessoria legislativa de Dimas, o novo vereador aguarda apenas que sua assinatura seja publicada no DOM, o que deve acontecer na quarta. Dimas tinha prazo até o dia 26 de dezembro para assinar a convocação, que vale por 30 dias úteis desde a data em que foi publicada.
Já Wellington Magalhães não é mais vereador da casa desde sexta. O período entre a sexta e esta terça, no qual a convocação saiu, o cargo foi considerado vago. Magalhães havia sido denunciado por tráfico de influência, ameaça a parlamentares, recebimento de propinas e fraudes em licitação.
Cassação
O pedido de cassação de Wellington Magalhães foi apresentado pelo vereador Mateus Simões e pelo advogado Mariel Marra, também autor da investigação contra Cláudio Duarte.
Foi a segunda vez que Magalhães enfrentou o Plenário. Na primeira, em agosto de 2018, 23 vereadores votaram pela perda da cadeira. Como eram necessários 28 “sim”, ele se salvou.
Dessa vez, a comissão processante que o investigou concluiu que Magalhães cometeu seis infrações. Por isso, foram votadas separadamente. A primeira, que tratou de fraude em licitação e improbidade administrativa, já o retirou de cena: 32 votos – quatro a mais que o necessário.
A advogada de Magalhães, Amanda Torquato, afirmou que irá se manifestar apenas nos autos do processo.
Relembre como foi a votação:Editoria de Arte
Leia mais:
Derrotas históricas: em menos de quatro meses, Câmara de BH cassa o mandato de dois vereadores
Vereadores são suspeitos de receber dinheiro para votar contra cassação de Wellington Magalhães