Distribuidoras de bebidas de Minas são alvo de operação policial

Hoje em Dia
10/12/2013 às 07:54.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:41

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil desencadeiam, na manhã desta terça-feira (10), a operação "Concorrência Leal", em combate a um esquema de sonegação fiscal de empresas distribuidoras de bebidas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Nova Serrana e Esmeraldas. Segundo investigação preliminar, os envolvidos na fraude participavam de um esquema de substituição de notas frias lesando os cofres públicos em cerca de R$ 150 milhões em dois anos.

A ação conjunta, que reúne 100 policiais civis, 80 auditores fiscais da receita estadual, seis delegados e dois promotores de justiça, pretende cumprir oito mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. Em uma casa no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Betim, na Grande BH, foram apreendidos documentos, R$ 20 mil em dinheiro e um homem foi detido para averiguações. A operação pretende visitar 16 empresas ainda hoje. Neste momento, o alvo da ação são empresas na Ceasa Minas, em Contagem, na Grande BH.

As empresas envolvidas no esquema fraudolento, segundo o Ministéiro Público, compravam bebidas destiladas de um atacadista no Espírito Santo, que lançava notas em nome de uma organização de Brasília. Em Minas, os documentos eram trocados por notas em nome de empresas de fachada, todas com as inscrições estaduais já canceladas na Receita Federal, beneficiando as distribuidoras de bebidas de Minas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por