Diversas ações têm sido realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), para tentar minimizar os riscos à população atingida e exposta à doenças após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na região Central de Minas Gerais.
Medicamentos e insumos estão sendo distribuídos para atender à população e ampliar o estoque. Estão sendo disponibilizados protocolos de vacinação para atender àqueles que tiveram lesões e contato com a lama, além de reforço no quantitativo da cidade.
A SES informou ainda que não há mais pacientes internados no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Do total de seis pacientes que foram encaminhados para a unidade, três tiveram alta definitiva e outros três foram transferidos para o Hospital Monsenhor Horta e para a Santa Casa de Ouro Preto.
Equipes técnicas estão sendo deslocadas para apoio nos distritos atingidos, como Barra Longa e Ponte de Gama, além da equipe aérea do Samu que presta atendimento em Ponte do Gama.
Hipoclorito de sódio estão sendo distribuídos para os municípios de Mariana e Governador Valadares e testes de qualidade da água em locais de captação estão sendo realizados na região para farantir a qualidade do abastecimento à população.