Com um mês de atraso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anuncia amanhã o resultado da licitação para as obras de duplicação da BR-381, no trecho conhecido como Rodovia da Morte – entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Leste do Estado.
A abertura das propostas das empresas interessadas em disputar o edital 165/2013, referente às obras, aconteceu nos dias 13,14 e 17 de junho e deveriam ter sido divulgadas em, no máximo, 30 dias. Porém, uma greve dos técnicos do Dnit, que começou no dia 25 do mesmo mês, atrasou o cronograma.
A obra é subdividida em 11 lotes. Seis serão homologados e cinco terão os preços negociados amanhã, após a divulgação do resultado da análise das propostas de preços, técnica e da habilitação dos lotes.
Arthur Lima, coordenador-geral de Cadastro e Licitações do Dnit, explicou que em seis lotes o preço ficou abaixo do estimado pelo órgão e em outros cinco, os valores ficaram acima. “Nos casos em que o preço ficou abaixo, o resultado será homologado. Naqueles em que os valores ficaram acima, as empresas serão chamadas a negociá-los nesta sessão. Caso seja atingido o valor estimado, a nova proposta será analisada pela Comissão de Licitação”, completou.
Segundo a assessoria de imprensa do Dnit, a licitante que desejar apresentar recurso depois do resultado deverá manifestar sua intenção de recorrer imediatamente após o término da sessão, com registro em ata pela Comissão de Licitação, sob pena de perder o direito de interpor recurso.
As razões dos recursos deverão ser apresentadas no prazo de cinco dias úteis, contados a partir da data da lavratura da ata. O prazo para apresentação de contrarrazões será também de cinco dias úteis e começará imediatamente após o encerramento do prazo anterior.
Após esse período de recursos, o próximo passo será a assinatura do contrato entre o Dnit e as empresas vencedoras. Ainda segundo a assessoria, a previsão é a de que as intervenções na BR-381 comecem o mais rapidamente possível.