Nove dias após a tragédia em Mariana, na região Central de Minas, ajuda e muita doação continuam chegando às vítimas do rompimento da barragem. Neste fim de semana, o auxílio vem de várias partes do Brasil.
Um grupo de dez amigos da Igreja do Nazareno, em Campinas (SP), viajou mais de oito horas de carro, na madrugada deste sábado (14), para atuar como voluntários neste fim de semana.
"Trouxemos alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de água", contou a assistente administrativa Carina Ester Silva, de 32 anos. Sem lugar para dormir, ela e os colegas com quem viajou planejam virar a noite trabalhando na Arena, um dos pontos de arrecadação dos donativos em Mariana.
No domingo, após o almoço, o grupo encara mais oito horas de viagem até Campinas.
Alunos da Escola Coronel Nicolau de Sampaio, do município Diogo de Vasconcelos, vizinho a Mariana, também abriram mão de parte fim de semana para ajudar os atingidos pela tragédia.
"Os estudantes de 16 e 17 anos começaram a se mobilizar, por conta própria. Gostei da ideia e vim junto", contou o professor de biologia, Valdece Lima Abreu. No fim da noite deste domingo, a turma retornará à cidade de Diogo de Vasconcelos.
Doações já atendem necessidades
Agradecido por todas as doações recebidas desde o rompimento da barragem, o prefeito Duarte Junior afirmou que, no momento, não há necessidade de mais doações. "Agora é o momento de distribuir o que já ganhamos. Daqui 30 dias, mais ou menos, quando os moradores estiverem nas casas alugadas, provavelmente precisaremos de mais ajuda".