Doenças respiratórias e dengue: Odilon Behrens abre 10 leitos em enfermaria pediátrica
No fim de semana, foi observado aumento na busca direta para atendimento pediátrico no pronto-socorro e na ocupação dos leitos, informou a superintendente da unidade

Em meio à epidemia de arboviroses - dengue, chikungunya e zika - e ao aumento da procura por atendimento devido a doenças respiratórias nesta época do ano, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens abriu mais 10 leitos para internação de crianças em Belo Horizonte.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pela prefeitura da capital. As vagas são da Enfermaria Pediátrica de Apoio ao Período Sazonal (EPAPs), que pode chegar a 20 leitos, caso necessário.
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou que Minas registra 100 mortes por dengue em 2024. Na comparação com um mês atrás, o número aumentou cinco vezes. Em 19 de fevereiro eram 18 óbitos. Conforme o relatório da SES, 372 óbitos suspeitos estão em investigação.
Atendimento pediátrico
Com os novos leitos, o Odilon Behrens passa a ter 150 leitos pediátricos e neonatais, sendo 46 de enfermaria; 27 no pronto-socorro, sendo 10 com estrutura de CTI; 30 leitos de terapia intensiva; 20 de cuidados intermediários e 27 de alojamento conjunto.
“Estamos monitorando diariamente a ocupação dos leitos pediátricos existentes no hospital. E, nesse fim de semana, foi observado um aumento importante, tanto na busca direta para atendimento pediátrico no pronto-socorro quanto na ocupação dos leitos. A ampliação dos 10 leitos permitirá apoiar a rede de saúde e garantir mais acesso para a população. Já temos 4 crianças internadas na nova enfermaria”, afirmou a superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Taciana Malheiros.
* Com informações da PBH