O Ministério Público Federal (MPF) informou que obteve a condenação de Matheus Henrique Cortez, de 19 anos, e Maicon Bruno Bianchini, de 21 anos, por tráfico internacional de drogas.
Conforme o órgão, eles foram presos em flagrante com 14,9 kg de cocaína. o entorpecente foi encontrado durante fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-050, próximo ao município de Uberaba, no Triângulo Mineiro.
No veículo em que a dupla estava, os policiais encontraram vários tabletes de cocaína escondidos na carroceria, entre a lataria e a proteção de plástico da caçamba do Saveiro. Matheus e Maicon foram presos em flagrante.
Na delegacia da Polícia Federal, eles contaram que a droga haviam sido comprada em Pedro Juan Cabalero, no Paraguai, para serem comercializados na cidade de Ribeirão Preto (SP), onde moravam. Cada um era dono de metade da cocaína.
Para o juíz que julgou a ação, não restam dúvidas sobre a autoria, já que os próprios réus confessaram o crime com “riqueza de detalhes”, além da “farta prova documental, aliada ao contexto fático de apreensão da cocaína, confissão dos réus na fase inquisitiva e depoimentos judiciais dos policiais”.
Maicon Bianchini recebeu pena de 4 anos e 6 dias de prisão. Já Matheus Henrique foi sentenciado a 3 anos, 10 meses e 20 dias. Mas, como eles ficaram presos durante toda a instrução do processo, o juiz substituiu a pena por duas restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.