(Riva Moreira)
Um piquenique compartilhado, com frutas, sucos, bolos e castanhas levados pelos próprios foliões, destoa da euforia das outras festas carnavalescas de Belo Horizonte. Tem também abaixo-assinado pela preservação ambiental e incentivo para que os participantes se responsabilizem pelo próprio lixo.
A saída do bloco Pena de Pavão de Krishna (PPK), neste domingo (3), na praça Cristo Redentor, no bairro Milionários, na região do Barreiro, também é Carnaval e também fica lotada. No entanto, desde 2013, quando surgiu, o PPK vem agregando espiritualidade à festa, propondo reflexões sobre a paz.
Na página do bloco na internet, o PPK diz que busca a cura e o despertar da consciência por meio da experiência do êxtase transcendental, em encontros que proporcionem música, dança, reflexão, celebração e alegria.
A publicitária Liliane Araújo, de 40 anos, participa pelo terceiro ano seguido da confraternização. “Cada vez é uma experiência especial. É um bloco diferente. Não tem nenhum parecido em BH. É uma energia, uma lavagem na alma”. Riva Moreira
Publicitária Liliane Araújo participa do cortejo pelo terceiro ano consecutivo
Concentração
Além do café compartilhado, durante a concentração os participantes que quiserem são convidados a se pintarem, a vestirem adereços e penduricalhos que embelezarão o cortejo. O grupo começou a se reunir às 7h.
O bloco também convida os foliões a participarem de um abaixo-assinado em favor da criação do Parque Ecológico Barreiro de Cima. "Berço de nossas águas e nascentes, o Barreiro é uma região importantíssima para todos nós e fazemos questão de honrar seus valores e lutas", declarou o bloco em nota na página oficial no Facebook. Para esta edição, o PPK faz uma homenagem ao professor Mestre Moa do Kantendê.
Orientações do PPK para quem for participar do cortejo:
- Fique atento aos sacos de lixo espalhados durante o trajeto;
- Guarde seu próprio lixo;
- Veja o melhor lugar para estacionar seu carro ou para deixar sua bike;
- Combine sua carona;
- Evite deixar seu carro nas ruas onde o cortejo irá passar;
- Respeite as leis de trânsito e a harmonia da comunidade onde iremos sair;
- Respeite as diferenças;
- Seja tolerante, educado, amigável.
Leia mais:
Confira galeria de imagens da concentração do PPK nesta manhã: